Segurança de alimentos é tema de curso da ABE

Um grupo de 20 profissionais ligados ao gerenciamento e à implementação das Boas Práticas, da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e sistema de gestão de segurança de alimentos em vinícolas e indústrias de bebidas participam nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de novembro, do curso ‘Requisitos de segurança de alimentos para vinhos e bebidas’. Ao promover o curso, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) oportuniza aos seus associados à qualificação profissional em torno do assunto.

O programa abordará o histórico, conceitos, fundamentos e legislação vigente; interpretação dos requisitos da Instrução Normativa 05/2000 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Boas Práticas, APPCC e elementos de gerenciamento e ainda o alinhamento da IN 05/2000 com as normas ISO 9001 e ISO 22000. 

Através de uma abordagem por processos, o treinamento pretende proporcionar aos participantes um adequado entendimento dos requisitos da IN 05/2000. Para isso, as instrutoras Silvia Barbosa e Irene Konrad se utilizarão de uma metodologia teórico-prática, através de aulas expositivas e exercícios práticos.

Sílvia Barbosa é química industrial com 11 anos de experiência em segurança de alimentos, com ênfase em vinhos e bebidas em geral. Auditora Líder das normas ISO 22000 e ISO 9001, é diretora da Simpli Inteligência em Gestão, empresa de prestação de serviços de treinamento, consultoria e auditoria. Irene Konrad é engenheira industrial com 30 anos de experiência na área da qualidade, dos quais 16 anos em sistema de gestão. Auditora Líder das normas ISO 9001 e ISO 17025, é especialista em sistemas de gestão do Inmetro. Consultora da Konrad Sistemas de Competitividade, empresa de prestação de serviços de treinamento, consultoria e auditoria. Silvia e Irene treinaram 90% dos fiscais federais agropecuários de vinhos e bebidas de todo o Brasil.

O curso é realizado no Hotel Dall’Onder Vittoria, nos turnos da manhã e tarde (das 8h30min às 12h15min e das 13h30min às 17h30min). 

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também