Seis academias ao ar livre entregues em novembro

A primavera já pode ser aproveitada ao ar livre, com direito a áreas destinadas especialmente para exercícios físicos, em diversos bairros de Bento Gonçalves. Estão sendo inauguradas oficialmente neste mês de novembro seis academias ao ar livre, projeto do Ministério da Saúde que disponibiliza equipamentos para alongamento e exercícios cardiovasculares nas praças do município.

Inscrita em 2011, a proposta só teve recursos federais liberados no ano seguinte. Sem a elaboração dos projetos até então, a prefeitura reafirmou o interesse em 2013, para não perder a verba. Desde então, 12 academias passaram a ser instaladas em Bento, dez pelo projeto Academias de Saúde, do governo federal, e duas com aparelhos doados pelo deputado estadual Marlon Santos (nos bairros São Roque e São Bento). 

Ao longo do período, o projeto sofreu algumas alterações, na lista de bairros contemplados, por exemplo. O Zatt, que receberia as instalações inicialmente, foi removido do cronograma, já que o Ouro Verde, nas proximidades, contará com a Praça de Esporte e Cultura (PEC) – outra obra com recursos federais, que oferecerá espaço para práticas esportivas e de lazer, e outras atividades.

O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Gustavo Sperotto, afirma que os projetos também receberam adequações. “Na primeira etapa, adicionamos pergolado, piso, barras e espaldar. E na segunda acrescentamos equipamentos mais completos, para exercício cardiorrespiratório”, explica. Ainda de acordo com o secretário, cerca de R$ 500 mil foram destinados às dez academias ao ar livre no total, com 8% de contrapartida da prefeitura. 


Para 2015

Das 12 Academias de Saúde distribuídas nos bairros de Bento Gonçalves, quatro delas têm sua inauguração prevista para os primeiros meses de 2015. Conforme Sperotto explica, a empresa vencedora da licitação para as obras nos bairros Aparecida, Fátima e Progresso atrasou o serviço, já reassumido pela segunda colocada. Os trabalhos também estão atrasados no Vila Nova 2.

O secretário acrescenta que detalhes ainda serão incorporados aos espaços conforme a demanda da população – as praças dos bairros Cohab e Botafogo, por exemplo, serão iluminadas. Com a boa aceitação, a ideia para o próximo ano é buscar recursos para expandir o projeto para novos pontos da cidade. “O mais importante é que percebemos que as pessoas têm utilizado os espaços. Conseguimos alcançar nosso principal público-alvo, que eram idosos e pessoas que não têm a cultura ou recursos para ir para uma academia”, avalia Sperotto.


100% de aprovação

A academia ao ar livre do Borgo só foi inaugurada oficialmente na noite da última terça-feira, dia 18. Mas ainda durante o dia, por volta das 8h da manhã, todos os equipamentos já estavam ocupados. As aposentadas Elza Piva, Lourdes Gormwski e Ivete Marcolin aprovaram empolgadas a novidade. Apesar de receberem a recomendação do médico, nem todas conseguem frequentar uma academia. “Adoramos e estamos aproveitando a manhã, já que no fim do dia e no final de semana a praça está sempre lotada”, afirmam as senhoras, que passaram a contar com um novo ponto de encontro. 

Muitas pessoas utilizam os aparelhos para complementar suas caminhadas, muitas vezes partindo de outros bairros da cidade. “É bom poder fazer este tipo de exercício, queria que tivesse também onde moro”, afirma Teresa Balbinot, moradora do Ouro Verde, que usa a academia do São Roque ao concluir sua caminhada. Letícia Blume, que mora no São Bento, tem aproveitado as férias para intensificar as atividades físicas e aprovou o espaço em seu bairro. “É ótimo ver que está sendo utilizado”, afirma. No mesmo local, Neimar Simon, que mora no Licorsul, leva mãe e filha para se exercitar e aproveitar o espaço ao ar livre. 

O bairro São Roque, primeiro a contar com os aparelhos ao ar livre, desde julho do ano passado, tem frequentadores assíduos. Aos 61 anos, Jorge Castro garante que vai ao local diariamente. “Agora, só não faz exercício quem não quer”, conclui.

Academias de Saúde

Em funcionamento

São Roque – Praça da Igreja Matriz, na avenida São Roque
São Bento – Praça Achyles Mincarone, na rua Xingu
Botafogo – Junto ao Pronto Atendimento, na rua Goiânia
Faria Lemos – Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário
Borgo – Praça Oscar Bertholdo, rua São Paulo
Cohab – Praça do bairro, na rua Canísio Schmitz
Imigrante – Praça do bairro, na rua João Casagrande
Licorsul – Praça Generino Rinaldi, na rua Rosa Tesheiner

A serem instaladas

Vila Nova 2 – Ao lado da escola, na rua Arlindo Menegotto
Aparecida – Junto ao Ceacri Balão Mágico, rua Giácomo Baccin
Fátima – Praça do Lago, na rua Francisco Tomasi
Progresso – Praça Antônio Casagrande, na rua Giovani Girardi

Reportagem: Priscila Pilletti


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.