Seis dicas para acabar com as dores no joelho
Condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho que acaba ocasionando dor e inflamação no local. Não há consenso sobre as possíveis causas, mas os médicos acreditam que certas atitudes, como estresse repetitivo das articulações do joelho, podem favorecer o seu aparecimento. A síndrome também pode estar relacionada a uma condição muscular fraca na região do joelho e quadril, principalmente em mulheres, ou a um trauma no local. Independentemente da causa ou do grau, o paciente pode sentir dores constantes ao fazer alguns movimentos ou ter crises agudas. Confira dicas para minimizar o problema:
Escolher bem os sapatos: usar os calçados certos para fazer exercícios, que favoreçam não só o conforto e amortecimento, mas, também, a sua pisada, é importante para não piorar a dor ou gerar novos problemas. “O salto alto funciona como um vilão nesta história, uma vez que retrai a musculatura posterior, a qual precisa estar alongada em caso de condromalácia patelar”, explica o ortopedista Mario Ferreti. A recomendação é de que, caso a pessoa goste muito de salto, use os modelos mais baixos e com maior apoio para o calcanhar e, depois, compense com um bom alongamento, para evitar a dor.
Compressas geladas: principalmente nos casos agudos, uma compressa de gelo pode ser de grande ajuda. Ela deve ser aplicada por 20 minutos, três vezes ao dia, em cima da patela, e não dos lados do joelho.
Sentar com as pernas mais esticadas: no trabalho, o ideal é sentar com as pernas na mesma altura do quadril, mas de forma que elas fiquem posicionadas um pouco mais esticadas, para diminuir a pressão na patela, uma vez que, quanto mais esticada, menor a força exercida. Não sentar por cima das pernas, como “índio”, e não ficar com a perna cruzada por muito tempo também são dicas para evitar a dor.
Praticar exercícios: após a avaliação do fisioterapeuta, podem ser prescritos exercícios específicos, incluindo os isométricos. “Estes são aplicados principalmente no início do tratamento, pois não forçam e/ou sobrecarregam a articulação do joelho, já que não promovem movimento articular”, afirma o fisioterapeuta Rodrigo Peres. Exercícios de impacto, como os que envolvem saltar, e os agachamentos devem ser evitados quando há dor. O fortalecimento dos músculos da região, de forma correta, ajuda a prevenir dores relacionadas à condromalácia patelar.
Evitar escadas: a flexão do joelho pode causar ou piorar as dores de quem sofre de condromalácia patelar. Contudo, como algumas pessoas usam as escadas como exercício, especialistas indicam que façam alongamento antes e depois de subir e descer e que evitem degraus durante as crises.
Por Jéssie Panegassi
Fonte: portal Minha Vida
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.