Sem ação direta do Estado, municípios constroem acesso à balsa no Rio Taquari
Na sexta, 15/12, prefeitos da região se reuniram no local e acompanham a obra
Na sexta-feira, 15/12, os prefeitos da região realizaram o acompanhamento do trabalho de construção do acesso à balsa entre São Valentin do Sul e Santa Tereza/Bento Gonçalves. A ação é realizada em conjunto pelos municípios de Bento Gonçalves, Santa Tereza e Monte Belo do Sul.
Estiveram presentes o prefeito Diogo Siqueira, prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, de Cotiporã, Ivelton Zardo, de São Valentin do Sul, Jerry Macagnan, de Guaporé, Valdir Fabris.
A balsa, prevista para entrar em operação no lugar da ponte de Santa Bárbara, que caiu na cheia de 04 de setembro, deve ser instalada até metade de janeiro de 2024. A operação será realizada por uma empresa de São Jerônimo.
Os municípios realizam a terraplenagem e movimentação de terra para que seja possibilitado o acesso. O trabalho envolve maquinário e equipes das cidades dos dois lados da ponte.
Presente na visita, o deputado estadual Guilherme Pasin destacou que “estão todos imbuídos do mesmo propósito de, junto ao Governo do Estado, fazer as melhorias e os implementos necessários para que a balsa emergencial chegue em poucos dias. A gente ainda detecta outras necessidades, como a roçada nas estradas, que os municípios estão fazendo, as barreiras e contenções. E a gente precisa cada vez mais o apoio do Estado para essa recuperação”, disse.
Siqueira ressaltou que este “é um trabalho conjunto entre os municípios para que possamos possibilitar novamente o trânsito de veículos, de forma mais ágil, para escoamento da safra, para os trabalhadores e nossa população. Estamos trabalhando intensamente”.
De acordo com a prefeitura de Bento, segue a mobilização para construção da nova ponte na ERS-431.