Sem feira, agricultores de Bento doam produtos para instituições

Após impasse entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a prefeitura de Bento Gonçalves e a Justiça, a Feira do Produtor Rural, que aconteceria na manhã deste sábado, 13/03, foi cancelada. A decisão ficou a cargo de uma liminar do Tribunal de Justiça do RS, que determinou a suspensão do evento por meio de liminar. Diante da situação, dezenas de produtores que participam da feira optaram por doar parte de sua produção. Foram montadas caixas de frutas que foram entregues para o Lar da Caridade, Lar Luchese, Lar do Ancião, UPA 24h além de um lar de idosos de Garibaldi. Uma parte também foi entregue para a população nas ruas. “Teve feirante que parou o caminhão na rua e começou a distribuir para as pessoas”, relata o presidente do sindicato, Cedenir Postal.


Foto: Divulgação/Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Antes da entrega dos produtos, entretanto, os agricultores foram até o local onde seria realizada a feira, no centro da cidade. Com caminhões cheios, eles permaneceram por cerca de duas horas, a fim de chamar a atenção da população diante da suspensão do evento. Na sequência, os feirantes fizeram uma carreata por algumas ruas da cidade.  “Quisemos mostrar nossa indignação”, revela Postal.

Entre os manifestantes esteve a produtora Maria Teresa Osmarin, que comercializa seus produtos há cerca de 40 anos na feira. "Se trabalha, se planta, se tem suas despesas e depois não conseguimos vender. Foi muito triste mesmo. Entre ontem [12/03] e hoje [13/03] de manhã nos sentimos humilhados, porque parece que não estão dando valor ao nosso produto, nosso esforço", lamenta.

Mesmo após a manifestação, a prefeitura afirma que as demais feiras seguem suspensas no município, seguindo decreto municipal para evitar o contágio pelo Coronavírus.