Semana da Pátria terá formato diferenciado em Garibaldi

As homenagens tradicionalmente realizadas na Semana da Pátria em Garibaldi terão um formato diferenciado neste ano, em virtude da pandemia do Coronavírus.
 
Devido ao sistema de Distanciamento Controlado do Estado, a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, definiu pela não realização do Desfile Cívico no feriado de 7 de setembro, como medida de prevenção à aglomeração de grande público e o risco de contaminação.
 
As sessões cívicas serão realizadas com público limitado, atendendo as normas sanitárias. Será mantido o hasteamento e a arriamento das bandeiras, com entoação do hino nacional, em frente ao Centro Administrativo Municipal (ou na recepção, em caso de chuva). As sessões cívicas ocorrerão de 1º a 4 e 7 de setembro, às 8h e às 17h. A abertura oficial será no dia 1º de setembro, às 9h.
 
As sessões cívicas serão direcionadas apenas a autoridades e entidades homenageadas, além dos representantes de cada escola ou entidade os quais participarão da sessão. Conforme a secretária Simone Rosanelli Chies, haverá a explanação de alguma atividade, ação ou data comemorativa que cada escola desejar ressaltar.
 
“A educação é a grande propulsora que mantém e desperta nos alunos a noção de cidadania, para tornarem-se adultos socialmente responsáveis com o local onde vivem e com o seu país.” afirma a Secretária Simone Cristina Rosanelli Chies.
 
Homenageados

As entidades homenageadas na Semana da Pátria deste ano serão o Aeroclube de Garibaldi, que completa 75 anos, e o Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho, que contabiliza 50 anos de atividades em 2020.
 
O Aeroclube de Garibaldi foi fundado em 1945, por Itaner Rossi e mais 64 jovens, após o entusiasmo o então prefeito Olinto Fagundes de Oliveira Freitas pela Campanha Nacional da Aviação. Dois anos depois, foram construídos o hangar e 500 metros de pista. Em 1949, o primeiro avião foi entregue pelo senador Salgado Filho, dando início a formação de pilotos, que somam mais de 240 até hoje. O Aeroclube é uma entidade de utilidade pública, hoje dirigida por Artur Sartori Habercamp.


Reunião com homenageados. Foto: Valéria Loch 
 
O movimento escoteiro tem proposta educacional, voluntária e sem fins lucrativos, fundado por Baden-Powell, na Inglaterra, e presente em todo o mundo. Seu objetivo é o desenvolvimento de jovens, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na lei escoteira, por meio das práticas do trabalho em equipe e ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento tornando-se um exemplo de responsabilidade, respeito e disciplina.
 
Fogo Simbólico

O município de Garibaldi integrará a 83ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, realizada pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN/RS). A chama chegará à sede da Corporação de Bombeiros Voluntários no dia 24 de agosto, às 9h, quando será acesa a pira, que será mantida no local até a Semana da Pátria.
 
Temas nacional e estadual

A LDN/RS anualmente escolhe dois temas para homenagear: um símbolo, instituição, fato da História do Brasil, brasileiro ilustre, ação ou mesmo um projeto, para demonstrar a importância do tema escolhido para o processo civilizatório da Nação Brasileira.
 
Neste ano, o tema nacional é o Hino Nacional Brasileiro, canção que representa a nação, exalta fatos acontecidos e carrega a identidade de um povo, conforme citação de Lilian Martins de Aguiar.
 
O tema estadual será a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial, que inclui a Força Expedicionária Brasileira, os “pracinhas” gaúchos, o Grupo de Caça “Senta a Pua” e seus pilotos.