Seminário nacional aborda educação

Bento Gonçalves sediará nesta sexta-feira e no sábado, 5 e 6 de dezembro de 2014, o VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire. O evento reunirá mais de 350 professores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como militantes dos direitos humanos, para refletir sobre a contribuição do pensamento do patrono da educação brasileira na constituição “de uma, ou várias, pedagogia(s) dos direitos humanos”. Ocorrerá no Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Na manhã de sexta-feira, ocorre palestra com a doutora em educação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Jaqueline Moll, ex-diretora de orientações curriculares para a educação básica do Ministério da Educação (MEC). A palestra terá como tema “Da Pedagogia do oprimido rumo a uma Pedagogia dos Direitos Humanos”.

No sábado, o destaque fica com o “Diálogo – Educação em Direitos Humanos, Justiça Ambiental e Cultura de Paz”, a partir das 13h30, com participarão Giancarla Brunetto, da Liga de Direitos Humanos da Ufrgs; Paulo César Cabornari, da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo; Carlos Machado, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Observatório de Conflitos Socioambientais e Urbanos do Extremo Sul; e Délcio Cruz Júnior, da Central Judicial de Pacificação Restaurativa e da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul; com a coordenação de Thiago Ingrassia, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Nos dois dias, serão apresentados 211 trabalhos ligados à temática do evento, a partir de rodas de conversas, permitindo que os autores exponham suas ideias e interajam com autores de outros trabalhos. Ao final do seminário, será elaborada uma carta com sugestões para que instituições de ensino e movimentos sociais difundam a educação em direitos humanos.

O evento tem a coordenação geral da Pró-reitoria de Ensino do IFRS. Esta edição vai homenagear o educador Nilton Bueno Fischer, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufrgs, falecido há cinco anos. Ele desenvolveu ações de educação popular com recicladores da periferia urbana de Porto Alegre. Organizou e foi autor de capítulos de livros, além de ter colaborado como consultor de diferentes instituições ligadas à educação.

Saiba mais no site eventos.ifrs.edu.br.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.