Seminarista de Bento Gonçalves será ordenado diácono no Santuário Santo Antônio
Seminarista bento-gonçalvense Eduardo Cantelli, de 26 anos, será ordenado diácono no dia 26 de abril no Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves

A Diocese de Caxias do Sul se alegra com a divulgação da data da ordenação diaconal do seminarista Eduardo Cantelli. Aos 26 anos, o jovem natural de Bento Gonçalves receberá o sacramento da Ordem no grau do diaconado, passo anterior à ordenação sacerdotal, no sábado, 26 de abril, às 10h, no Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento, no mesmo local em que seus pais se casaram e onde Eduardo Cantelli recebeu o sacramento do Batismo.
A celebração será presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. O jovem escolheu como lema de ordenação a passagem dos “Discípulos de Emaús”, narrada no capítulo 24 do Evangelho segundo Lucas. “Reconheceram-no ao partir o pão” (cf. Lc 24,35) é a frase que irá nortear o serviço diaconal de Eduardo Cantelli.
Conheça um pouco mais do seminarista Eduardo Cantelli
Nascido em novembro de 1998, na comunidade São Pedro dos Caminhos de Pedra, Eduardo Cantelli ingressou no Grupo Vocacional de Bento Gonçalves no ano de 2014. Esse espaço tem a missão de cultivar vocações com os jovens residindo com suas famílias e em suas comunidades, promovendo encontros periódicos de formação, integração e discernimento. Em 2017, cursou o Propedêutico no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul.
Na mesma Casa, entre os anos de 2018 e 2020, esteve na etapa do Discipulado, cursando a faculdade de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). De 2021 a 2024, residiu no Seminário Maior São João Batista, em Viamão, onde realizou a “Configuração“, com os estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
No ano do Propedêutico, atuou na Pastoral da Saúde do Hospital Pompéia, em Caxias, e, aos finais de semana, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. Em 2018, acompanhou a comunidade Nossa Senhora da Paz, da Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul. Em 2019 e 2020, Cantelli colaborou com o trabalho da Pastoral Vocacional.
Ao longo dos anos da Teologia, realizou sua pastoral aos finais de semana sempre vinculado ao Sagrado Coração de Jesus: em 2021 e 2022, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul; e em 2023 e 2024, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no centro de Farroupilha. No início de 2023, Eduardo Cantelli realizou seu estágio de experiência missionária na Arquidiocese de Manaus e na Diocese de São Gabriel da Cachoeira.
Neste ano de 2025, que é sua etapa de síntese vocacional, Eduardo Cantelli auxilia na Paróquia Santa Rita de Cássia, com sede no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.