Sequência de feriados traz boas expectativas para a cidade
O grande número de feriados que em 2017 caem próximo ao final de semana traz boas perspectivas para o setor turístico. Para os que gostam de emendar a folga, as próximas três semanas trazem a possibilidade dos chamados feriadões: Sexta-feira Santa (14 de abril) e Tiradentes (21 de abril), ambos em sextas-feiras, e Dia do Trabalho (1º de maio), segunda-feira. As datas são historicamente boas para os hotéis da região e muitos preparam pacotes para essas ocasiões buscando atrair a atenção dos turistas. Conforme levantamento feito pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho, (SEGH), a projeção para Bento Gonçalves é de uma média de ocupação de 85% para as duas primeiras datas e de 60% para a terceira até o momento.
Em alguns empreendimentos os números são ainda mais animadores. No caso do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, a quase totalidade dos quartos já foi reservada para a Páscoa e Dia do Trabalho. A melhor data, entretanto, será Tiradentes, com lotação máxima confirmada ainda no mês passado – muitos hóspedes que estiveram no município durante o Carnaval já aproveitaram a ocasião para reservar a estadia para este feriado.
Na avaliação do presidente do SEGH, João Antonio Leidens, os finais de semana já costumam registrar uma boa taxa de ocupação no município e é necessária uma união de esforços para combater essa sazonalidade. “O desafio maior está na ocupação de domingo a quinta-feira, fato que se traduz em uma ocupação média nos últimos meses próxima a 45%. Com a perspectiva de aumento no mínimo de 500 leitos na cidade, mais do que nunca precisamos de políticas de incentivo a novos atrativos e melhoria na promoção do destino em nível nacional”, pontua.
Até o final do ano, serão mais seis feriados nacionais e um estadual. Somente dois deles caem na quarta-feira, não possibilitando prolongar o descanso. O Carnaval – o primeiro feriadão do calendário – teve uma média de 85% de ocupação no segmento hoteleiro em Bento Gonçalves. “O diferencial envolvendo passeios, gastronomia e serviços são estratégicos para o sucesso da venda. Os atrativos turísticos que temos e a divulgação permanente do destino também influenciam no resultado final”, comenta o secretário de Turismo, Gilberto Durante.
Reflexos da crise
Ao mesmo tempo em que atraiu mais visitantes para a região por conta da alta do dólar e do euro, a crise econômica também teve reflexos negativos. Um dos setores mais afetados, conforme o secretário, foi o de turismo corporativo de negócios, pois as empresas diminuíram suas estruturas, cancelaram eventos e reduziram viagens. Um dos desafios na área para minimizar esses impactos é fortalecer o Parque de Eventos.
Mix de atrativos
Durante classifica o setor turístico no município como dinâmico, com constante surgimento de opções diversificadas aos visitantes. Além de atrações em todas as estações do ano, ele destaca o avanço permanentemente no mix de atrativos. Entre eles, segmentos como enoturismo (Bento é o principal destino brasileiro, com 79 vinícolas), turismo cultural, rural, de negócios e eventos, de aventura e destino para casamentos e festas sociais. Para este ano, a expectativa é de bons resultados em novos segmentos, como o turismo aeronáutico (em função da nova pista do aeródromo), náutico (existente desde o último ano) e de incentivo (projeto focado em buscar as viagens de premiações das grandes corporações). Uma das carências do setor são os atrativos para jovens e crianças e facilitar a instalação de empreendimentos voltados para esse público está entre os objetivos do município.
As datas
Feriado estadual
20 de setembro – (quarta-feira) – Revolução farroupilha
Feriado Nacional
15 de junho – (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro – (quinta-feira) – Independência do Brasil
12 de outubro – (quinta-feira) – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro – (quinta-feira) – Finados
15 de novembro – (quarta-feira) – Proclamação da República
25 de dezembro – (segunda-feira) – Natal