Serra permanece em bandeira laranja pela quinta semana seguida

O governo do estado divulgou no final da tarde desta sexta-feira, 28/08, o mapa preliminar da 17ª rodada do Distanciamento Controlado. A região da Serra Gaúcha permaneceu em bandeira laranja, chegando à quinta semana de classificação de risco médio. Outras 10 regiões do estado também foram classificadas dessa forma. 

Dez regiões, com 240 municípios e 6,1 milhões de pessoas (54,1% da população), estão sob risco epidemiológico alto para o Coronavírus. São elas: Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Passo Fundo. Não há regiões em bandeira amarela.

De acordo com o estado, há seis semanas, cerca de 10,2 milhões de habitantes – 91% da população –, estavam com bandeira preliminar vermelha, o que indica redução importante em áreas sob risco alto de contágio. 

Até a tarde desta sexta, 11 regiões haviam aderido à cogestão, na qual as regiões podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificadas, mas no mínimo iguais à bandeira anterior: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. Além disso, os pedidos de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa estão sob análise do governo.

No caso do modelo de cogestão apresentado pela região de Caxias do Sul (Serra Gaúcha), as regras intermediárias dizem respeito, exclusivamente, à bandeira vermelha. Dessa forma, quando a região for classificada como risco alto de contágio, poderá adotar medidas mais brandas, mas mais restritivas que a bandeira laranja.