Serviços de recadastramento imobiliário são retomados em Garibaldi

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, informa que foram retomados os trabalhos para o recadastramento imobiliário e revisões cadastrais no município.

Integrando o levantamento iniciado em 2017 com a captação de imagens aéreas e efeitos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a empresa Geopix está percorrendo o município para fazer o levantamento terrestre das construções, com imagens ao nível da rua e também em alguns imóveis, para a revisão dos que tiveram aumento ou redução captados pelas imagens aéreas.

Os veículos da empresa são equipados com câmeras e adesivados, bem como a equipe de cadastradores é identificada com coletes e crachás. “Pedimos à população que recepcione com atenção os técnicos da Geopix, para colaborar com um levantamento correto”, explica o secretário municipal da Fazenda, Dalci De Paoli.

O automóvel equipado da empresa produz imagens em 360º, que depois de tratadas e georreferenciadas, serão inseridas ao banco de dados do município. O veículo está percorrendo todas as ruas, para registrar todas as fachadas comerciais e residenciais. Os serviços para o recadastramento devem seguir até o mês de novembro.

O diretor do Departamento de Tributos, Thiago Luís Mayer, explica que o recadastramento é fundamental para conhecer a realidade das unidades prediais do município e para que a cobrança tributária do IPTU seja aplicada de forma correta, com cada contribuinte pagando pelo que realmente possui. O último levantamento havia sido realizado há cerca de dez anos e muitas mudanças ocorreram nas construções desde então.

Garibaldi conta com cerca de 22 mil cadastros imobiliários. A arrecadação do IPTU neste ano foi de cerca de R$ 4,4 milhões, que são investidos em demandas básicas, principalmente nas áreas da saúde e educação. O valor representa cerca de 5% da receita do Município.