Sesc Hip Hop movimentou Bento Gonçalves

Sesc Hip Hop em Bento Gonçalves teve apresentação do rapper Renan Inquérito; evento de encerramento reuniu 500 pessoas na Rua Coberta

Sesc Hip Hop movimentou Bento Gonçalves.
Encerramento do Sesc Hip Hop na Rua Coberta, em Bento Gonçalves. Foto: Juliano Mengatto

A 5ª edição do Sesc Hip Hop promoveu uma intensa semana de atividades gratuitas que celebraram o movimento cultural e artístico no município de Bento Gonçalves. O evento marcou a estreia do curta-metragem Maturidade Urbana e contou com oficinas e apresentações, incluindo show do rapper Renan Inquérito, no último domingo, 17 de agosto, que lotou a Rua Coberta no encerramento, reunindo 500 pessoas. O festival foi realizado pelo Sesc Bento Gonçalves, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação.

A programação contou com atividades em instituições de ensino, que receberam batalhas de rima e dança breaking voltadas a 1,6 mil estudantes de seis escolas do município. Ao longo da semana, também ocorreram oficinas sobre os quatro elementos fundamentais do hip hop — rap, DJ, breaking e graffiti — para pessoas com deficiência visual e auditiva, além de um grupo de idosos. As atividades reuniram cerca de 100 participantes.

O 5º Sesc Hip Hop marcou a estreia do curta-metragem Hip Hop na Maturidade, que aborda o projeto Maturidade Urbana, desenvolvido em Bento Gonçalves com o público 50+ desde 2022. A sessão de cinema aconteceu no dia 13 de agosto, na Fundação Casa das Artes, e contou com público diverso que lotou a sala de exibição. Outra novidade da edição foi o Rap da Cidade, que reuniu grupos e rappers do município, como os artistas Sintonia Gangstar, MLmcs, D’hua, Original Raikiri, Mc Reeilow, Ragnarok, Poetas no Trono, Gil do TC, Ronny 091 e Sarate, que apresentaram músicas autorais em um encontro com o público que valorizou a produção local de hip hop.

Fechando a programação, o encerramento agitou a Rua Coberta com apresentação do grupo Maturidade Urbana, grupos de danças urbanas, a Batalha da Praça — com batalha de rima e intervenção de MCs —, batalha de breaking, jam de graffiti, exposição e shows. A atração nacional da programação, Renan Inquérito, agitou a plateia com o show Inquérito: 25 anos-luz, que celebra a clássica formação do hip hop, com DJ e MCs, microfones e toca-discos, além de performances poéticas entre as músicas, mostrando a força da oralidade no rap.

Para Cristina Rasera, agente de Programas Sociais da unidade, as ações realizadas em escolas, instituições assistenciais e espaços públicos aproximaram ainda mais a comunidade do universo do hip hop.

“Mais do que uma celebração ao hip hop, a semana foi de imersão neste movimento. Destacamos o movimento em várias frentes, promovendo artistas locais e nomes consagrados no cenário nacional, além de fomentar ações educativas em escolas e instituições assistenciais. Foi uma belíssima edição, que provou, mais uma vez, que a cultura do hip hop integra a arte do nosso município. Estamos ansiosos para a próxima edição”, disse Cristina Rasera.

O Sesc Hip Hop contou com o apoio da Fundação Casa das Artes, Sala Hip Hop, ARD Graffiti Shop, Nest Panos, Sintonia Gangstar, Batalha da Praça, Viela 73 Records e DomQuixote Livraria & Cafeteria.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também