Sest Senat tem programa pra vencer medo de dirigir

Medo é uma emoção que faz parte do ser humano, funciona como um aliado, protegendo-nos e alertando-nos frente a situações de perigo real. Costuma ocorrer em momentos que fogem da rotina de existência e que exigem atenção, como atravessar uma rua, preparar uma palestra, organizar um evento, entre outros.

As pessoas crescem ouvindo que sentir medo é feio, que é coisa de pessoas fracas, por isso muitos têm dificuldades em verbalizar seus temores. Ao contrário do que se pensa, ele é importante, pois avisa de situações que podem implicar inclusive na sobrevivência.

A fobia é um temor excessivo, exagerado, na presença ou previsão de encontro com situações, objetos, lugares ou animais que causam ansiedade em grau elevadíssimo. A fobia de dirigir, também denominada de amaxobia, refere-se às pessoas que, ao pensarem no ato ou até a chegar perto de um veículo, desenvolvem vários sintomas a ponto de não conseguirem guiar. Muitos chegam a expressar taquicardia, mãos e pés trêmulos e transpiração excessiva. Surgem pensamentos e dúvidas como: se o carro apagar? E se eu deixar o carro ir muito pra traz numa subida? E se eu bater e machucar alguém? E se eu estiver sozinha guiando o carro e furar o pneu?

Tanto homens quanto mulheres podem ser acometidos de amaxofobia. No entanto são as mulheres que mais apresentam essa patologia. O perfil deste universo feminino é bem traçado, geralmente têm entre 30 e 45 anos, já possuem carteira de habilitação e são profissionais bem sucedidas. Costumam ser pessoas extremamente perfeccionistas, responsáveis, organizadas, sensíveis, detalhistas e possuem um alto grau de exigência. Preocupam-se em excesso com a perfeição e com o julgamento do outro, não gostam e não se permitem falhas. Desta forma, não se possibilitam ir para o trânsito, justamente por não suportar a fase dos erros e passar por desaprovações.

Quando a pessoa percebe que a sua vida está ficando limitada e esta dificuldade está interferindo em várias de suas atividades, é importante o tratamento. Pensando neste contexto, o Sest Senat de Bento Gonçalves, em parceria com a Gambatto Sul Veículos, revenda autorizada Fiat, oferecem o programa “Conduzindo sua própria vida! Vença o medo de dirigir”.

Programa “Conduzindo sua própria vida! Vença o medo de dirigir”
Inscrições: até 15 de setembro
Início: 6 de outubro
Término: 12 de dezembro
Frequência: semanal
Duração: 38 horas/aula
Metodologia: grupo de apoio psicológico, instruções de mecânica e direção defensiva e vivências práticas com o veículo na área interna do Sest Senat.
Público-alvo: Não habilitados e habilitados na categoria B e que se identificam com o contexto citado.
Informações: (54) 3055 0400

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.