Sete unidades de saúde serão temporariamente fechadas em Bento

A partir da centralização dos atendimentos do município na UPA 24h, por conta do colapso no Hospital Tacchini, a prefeitura de Bento Gonçalves precisou colocar novas medidas em prática. Neste domingo, 07/03, está sendo reorganizado o fluxo de atendimento na unidade. Entre as estratégias para tentar atender toda a demanda está o fechamento temporário de sete unidades de saúde a partir de segunda-feira, 08/03 – de Faria Lemos, do 15 da Graciema, do Maria Goretti, de São Pedro, do Fenavinho, do Cohab e do Progresso. Os locais terão apenas um profissional do setor administrativo para entrega ou retirada de exames, orientações e esclarecimentos de dúvidas. Os demais trabalhadores serão realocados para a UPA 24h. Nas unidades de Faria Lemos/15 da Graciema e Fenavinho/Cohab, as equipes são as mesmas. 

Outra providência será o cancelamento de consultas eletivas já marcadas. "Precisamos que as pessoas procurem o sistema de saúde somente em caso de emergência ou sintomas gripais. É uma medida necessária para que nossas estruturas de saúde tenham condições de atendimento nesse período de alerta da COVID-19. Precisamos da compreensão da população para que, em breve, possamos reabrir as unidades e normalizar atendimentos", ressalta a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio. 

A secretária e o prefeito Diogo Siqueira estiveram na UPA na manhã deste domingo, 07/03, reunidos com a coordenação médica e SAMU, alinhando o fluxo de atendimentos. "O fluxo foi reorganizado para que todo paciente SUS e conveniado seja atendido aqui na estrutura da UPA, precisamos do apoio de todos. Hoje nossa estrutura está com 23 pacientes internados, nossas equipes e equipamentos estão sobrecarregados, mas vamos fazer todos esforços para não deixar nenhum cidadão sem atendimento", destaca o prefeito.