Setembro Dourado faz alerta sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

O diagnóstico precoce é o caminho mais rápido para a cura. Este é o alerta que a campanha Setembro Dourado procura fazer em relação ao câncer infantojuvenil. Em Bento Gonçalves, as ações de conscientização estão sendo promovidas pela Sociedade Civil Nossa Casa. 

Pelo 6º ano consecutivo, as atividades estão sendo realizadas por meio do Grupo de Evangelização Cosme e Damião. “É uma campanha amorosa e solidária que surgiu da necessidade de engajar as crianças em uma atividade mais ampla envolvendo a comunidade. O Setembro Dourado é uma oportunidade para que elas ajudem outras crianças”, explica a voluntária Susana Lodetti. As ações irão culminar com uma caminhada no dia 30 de setembro, a partir das 9h, com saída em frente à Nossa Casa (rua Mário Italvino Poletto, 235, próximo ao Colégio Landell). 

A pedriatra Ângela Rech Cagol, coordenadora técnica do serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Geral, em Caxias do Sul, comenta que o câncer com maior incidência entre as crianças, tanto na região quanto no país, é a leucemia. “Há muitos paciente que chegam para o tratamento com o diagnóstico tardio, o que dá poucas chances de cura”, comenta, citando que atualmente três crianças estão internadas na instituição com câncer terminal. Há casos, segundo ela, em que o tempo entre os primeiros sintomas e a confirmação da doença é de cerca de um ano. 

Fora do país, conforme a médica, os índices de cura são maiores porque há mais políticas voltadas para que o pediatra, ainda no atendimento primário, consiga fazer o diagnóstico e encaminhar para o tratamento em grandes centros. Ela lembra que há 20 anos, quando estava concluindo sua formação, não havia programas para que os pediatras fizessem estágios na área oncológica. “Se o pediatra não tem essa visão em sua formação, como podemos cobrar isso lá na frente? Não é só o governo fazer sua parte, mas os médicos também. É preciso o engajamento de todos em prol do diagnóstico precoce”, afirma. Ações como o Setembro Dourado ajudam a reverter essa situação e também a disseminar informações que podem salvar vidas. 

Sinais de alerta

Cansaço e palidez
Reflexo branco nas pupilas
Diminuição da visão ou perda do equilíbrio
Febre prolongada sem causa aparente
Dores nos ossos
Perda significativa de peso
Dor generalizada sem causa aparente
Aumento do tamanho da barriga
Caroços no corpo
Manchas roxas na pele ou sangramento
Dores de cabeça e vômitos
Sangramento no nariz ou na gengiva