Seu cachorro tem medo de fogos?
Por: Tudo Sobre Cachorros
tudosobrecachorros.com.br
O medo de fogos de artifício é uma fobia comum nos cães. A boa notícia é que você pode ajudar o seu pet a passar com mais tranquilidade por esse período de festas.
O medo é formado pela combinação de insegurança (baixa autoestima) e trauma (evento aversivo causado por um agente externo). Na natureza, eles jamais desenvolvem uma fobia, pois o comportamento de medo é ignorado pela matilha, obrigando o assustado a seguir em frente. Já os criados entre humanos têm o seu medo reforçado pelos donos: o ser humano não só humaniza seus cães como também os infantiliza: um bebê precisa se sentir protegido pela mãe quando tem medo, enquanto um cão precisa ser liderado com energia calma e firme. Ao acariciar os usar palavras de consolo em situações de medo, os donos acabam reforçando esse comportamento. Ao contrário do que se possa imaginar, isso não funciona como alento ao animal e sim como uma recompensa por sentir medo. Em tempos de fogos de artifício, lançar mão de técnicas que possam acalmar o cachorro se torna imprescindível para o bem-estar dele.
PRATIQUE
Se você tiver algum tempinho antes da virada do ano, dessensibilize o seu cachorro. Ou seja, faça-o se acostumar com o som dos fogos de artifício. Para isso, procure um vídeo na internet que mostre fogos de artifício e coloque-o para seu pet ouvir (o mais baixo possível) algumas vezes por dia. Mesmo com volume baixo, associe o som dos fogos com algo que seu cão goste (petisco preferido, brinquedo, cafuné ou escovação, por exemplo). Comece a aumentar o volume do vídeo ao longo dos dias e continue a fazer a associação com algo que dê prazer ao seu bichinho. Se em algum momento o seu cachorro demonstrar algum sinal de medo, abaixe o volume até o ponto em que ele se sinta confortável. Repita o quanto for necessário todos os dias até ele conseguir ouvir o som dos fogos bem alto sem ficar com medo.
SE NÃO DEU TEMPO
*Durante a virada do ano, não mude seu comportamento. A maioria das pessoas tende a mimar/acolher seus cães quando eles demonstram que estão com medo de fogos: fazem mais carinho que o normal, abraçam, falam com voz doce. Em vez de ajudar a acabar com o medo, esse comportamento do dono o reforça. Ele associa que medo resulta em carinho.
*Faça o possível para camuflar o som dos fogos. Ligue o rádio ou a TV, feche as janelas, ligue o ventilador e/ou o ar-condicionado,
*Não force seu cão a nada. Se ele quiser se esconder embaixo da cama, deixe. Não o obrigue a fazer nada que ele não queira.