Sicredi Serrana encerra turnê do espetáculo “Abre o Olho” com mais de mil pessoas impactadas em 2025
Sicredi Serrana retoma em abril a peça teatral “Abre o Olho”, com foco na prevenção de golpes e fraudes

A Sicredi Serrana encerrou, em 2025, a primeira etapa da turnê do espetáculo teatral “Abre o Olho”, do grupo Espaço da Arte, com resultados expressivos. Ao todo, 1.330 pessoas participaram das seis apresentações realizadas nos municípios de Bom Princípio, Tupandi, Carlos Barbosa, Garibaldi, São Marcos e São Sebastião do Caí.
O projeto propõe, de forma inovadora, a promoção da educação e da prevenção contra golpes e fraudes, especialmente entre pessoas idosas, público mais vulnerável a esse tipo de crime. Assim, a iniciativa reforça o compromisso da cooperativa com a informação como ferramenta de proteção e cuidado.
Teatro como ferramenta de educação e prevenção
Com humor, emoção e interação direta com a plateia, a peça transforma situações reais em teatro vivo. Ao longo da encenação, o espetáculo mostra como a vergonha de admitir um erro pode favorecer golpistas e, por outro lado, como a informação é a melhor forma de prevenção.
Na história, o casal Malu e Inácio, prestes a comemorar 50 anos de casamento, enfrenta desafios que surgem por meio do celular, da internet e até da campainha de casa. Ao lado de Clara, gerente do Sicredi, eles aprendem que pedir ajuda é um ato de coragem e que estar bem informado é essencial para evitar prejuízos financeiros e emocionais. Entre os principais aprendizados abordados pela peça, destacam-se:
- a importância de desconfiar de abordagens suspeitas;
- o valor de buscar orientação antes de tomar decisões;
- o papel da informação na prevenção de golpes e fraudes.
Compromisso com o cuidado e expansão do projeto
Para André Luis Thums e Tatiani Abreu Da Silva, assessores de cooperativismo e sustentabilidade, o projeto cumpre um papel fundamental na promoção do cuidado com as pessoas. “A informação é a melhor forma de proteger nossos associados. Levar esse conteúdo de maneira leve e acessível, por meio do teatro, faz toda a diferença para que eles se sintam seguros e preparados diante de situações de risco. Ver a participação ativa dos idosos e ouvir relatos de que aprenderam algo novo para se proteger é gratificante”, destacam.
A ação integra o compromisso da Sicredi Serrana com a prevenção, a cooperação e o cuidado com as comunidades onde atua. Em 2026, o espetáculo retorna aos palcos a partir de abril, com apresentações em novos municípios da área de atuação da cooperativa no Rio Grande do Sul e também no Espírito Santo, ampliando o alcance da mensagem de segurança e proteção.