Sindicato da Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico comemora 41 anos

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme) comemorou na última sexta-feira, dia 1º, 41 anos de fundação. Foi nessa data, em 1976, que a Associação das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, existente desde 1974, recebeu a Carta Sindical que lhe conferiu poderes para atuar como sindicato.
Quem iniciou todo o processo foi o industrial Emyr Farina, que sentindo a necessidade das indústrias em negociar acordos e dissídios coletivos com os trabalhadores, uma vez que esta base territorial pertencia a Porto Alegre, deu andamento aos trâmites legais com o Ministério do Trabalho e conquistou um sindicato para atender na região. Farina presidiu o sindicato desde a sua fundação até o ano de 1989, quando passou o comando para o empresário Ayrton Luiz Giovannini.
Atualmente, segundo dados coletados pela pesquisa realizada anualmente pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e apresentados na revista Panorama Socioeconômico, o setor metalmecânico ocupa o segundo lugar na economia do município.
O setor tem uma tradição de mais de cem anos em Bento Gonçalves. A primeira empresa foi a Farina S/A, fundada em 1886 como oficina de consertos e após como fundição, sendo atualmente um importante fornecedor de peças para a indústria automobilística. Hoje são cerca de 330 as indústrias representadas pelo Simmme, que geram cerca de 3.800 empregos diretos e 20 mil indiretos. O faturamento anual do setor gira em torno de R$ 500 milhões.
Entre os principais produtos fabricados estão, além de peças para a indústria automobilística, redutores, metais sanitários, peças fundidas, luminárias, condutores elétricos, acessórios para móveis e para indústria coureiro-calçadista, móveis de aço e tubulares, máquinas para móveis, para bebidas e para embalagens, serras, brocas, porta pallets, mezaninos, racks, moldes para fundição e injeção plástica, fogões industriais e domésticos, churrasqueiras rotativas, aramados, funilarias, esquadrias, refrigeração industrial, entre outros.
As exportações do setor, para países de todos os continentes, atingem em média US$ 11 milhões por ano.

Quem fez e faz a história

Os presidentes
Emyr Farina – Gestão 1976/1989
Ayrton Luiz Giovannini – Gestão 1989/1995       
Dárwin João Geremia – Gestão 1995/1998
Ivanir Foresti – Gestão 1998/2001          
Carlos Bertuol – Gestão 2001/2004        
Vanius de Bacco – Gestão 2004/2007
Juarez José Piva – Gestão 2007/2019
 
Atual diretoria
Presidente: Juarez José Piva
Vice-Presidentes: Fabiana Geremia Bucco e Márcio Chiaramonte
Secretários: Ivacir Foresti e André Dreher Giovannini
Tesoureiros: Clóvis Francisco Ferri e Ressoli dos Santos Pedroso
Diretores: Lorenço Gregio, Ivanor Fabris, Marcia Zanatta, Vander Geremia, Juliano Massocco e Ferdinando Geremia.
Conselheiros Fiscais: Aldino Pozza, Antônio Bertolini, Odacir Bortolini, Higino Biratello, Lívio Martinho Rizzi e Valeri Antonio Pertile
Delegados representantes junto à Federação: Juarez José Piva, Ayrton Luiz Giovannini, Carlos Bertuol e Gládis Carmem Milani Stringhini