Simplás destaca sustentável de sacolas plásticas
O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) realizou na noite da última segunda-feira, dia 5, a terceira reunião-janta, no Restaurante Tulipa, no Complexo dos Pavilhões da Festa da Uva. O evento contou com a presença do presidente da Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida) e do Instituto Nacional do Plástico (INP), Miguel Bahiense, que apresentou a palestra “Sustentabilidade das Sacolas Plásticas”.
A apresentação expôs os resultados de um estudo britânico, que concluiu que, dentre nove categorias analisadas, em oito as sacolinhas tiveram melhor desempenho ambiental que suas substitutas. “Nunca havia sido divulgado um estudo científico sobre sacolas, este foi o primeiro”, disse ele. Bahiense também falou sobre uma pesquisa feita pela Braskem sobre a ecoeficiência dos produtos, no qual foram analisados os mitos e as verdades em relação ao uso de sacolas plásticas e de papel, de algodão, retornáveis ou oxidegradáveis. A sacola plástica apresentou vantagens sobre as demais. Conforme o presidente da Plastivida, existem cenários em que as sacolas descartáveis são melhores do que as retornáveis. “À medida que aumentamos o volume de descarte do lixo, melhor será para o meio ambiente utilizarmos as sacolas descartáveis”, disse.
O palestrante ressaltou que o vilão do meio ambiente não é a sacola ou o plástico em si, mas sim o desperdício e o descarte inadequado. Todos os tipos de sacola têm impacto, mas todas também apresentam modos de melhor utilizá-las. Em virtude disso, criou-se o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, cuja meta é reduzir em 30% o consumo de sacolas descartáveis. Foi criado o selo de qualidade para uma sacola mais resistente, o que aumenta a sua durabilidade e capacidade de reutilização. “Educação é a saída. É através dela que conseguiremos resolver a situação. Para um uso consciente e descarte correto, é preciso ‘reduzir, reutilizar e reciclar’, afirmou ele.
O evento também contou com a presença dos diretores da Faculdade de Tecnologia (Ftec), Claudio Meneguzzi e Mauricio Sebastião de Barros, que falaram sobre a história da entidade e sobre o núcleo de Caxias do Sul. Além do coordenador comercial da Proamb – Soluções Ambientais, Eclair Rossato, que ministrou palestra sobre “Cooprocessamento de Resíduos Sólidos Industriais”.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br