Simpósio de Aleitamento Materno do Hospital Tacchini reúne mais de 60 profissionais
O V Simpósio de Aleitamento Materno do Hospital Tacchini reuniu mais de 60 profissionais e estudantes em Bento Gonçalves

Na última terça-feira, 26 de agosto de 2025, o Hospital Tacchini realizou o V Simpósio de Aleitamento Materno, evento que é referência na promoção e discussão sobre a importância do aleitamento materno. A programação atraiu mais de 60 profissionais da saúde, estudantes e entusiastas do tema, fortalecendo o compromisso do grupo com o bem-estar materno-infantil.
A abertura do simpósio foi marcada por uma homenagem aos profissionais do quartel, bombeiros e transporte interno do hospital, que realizam a coleta do leite materno na casa das doadoras e encaminham ao Banco de Leite do Tacchini. Em seguida, houve um momento de reflexão sobre a Diversidade no Ato de Cuidar, no qual os profissionais tiveram a oportunidade de repensar a relação dos seus trabalhos com o tema do Agosto Dourado 2025, que foi “Priorizemos a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”.

O evento também contou com duas mesas-redondas. A primeira reuniu médicos e profissionais do hospital, que comentaram sobre mitos e tabus em relação ao aleitamento materno e responderam às dúvidas dos participantes. A segunda mesa-redonda apresentou o depoimento de duas mães, uma doadora de leite e outra receptora, que compartilharam suas experiências com o Banco de Leite do Tacchini, além de relatarem momentos de superação.
Também durante o simpósio, foram divulgados dados que destacam o comprometimento do hospital com uma assistência de excelência: 92% dos recém-nascidos têm a sua Golden Hour garantida e 89% receberam alta em AME (Aleitamento Materno Exclusivo).
O V Simpósio de Aleitamento Materno do Hospital Tacchini não só reafirmou a importância da amamentação, como também celebrou a união entre comunidade e profissionais de saúde para garantir um ambiente de apoio sustentável a mães e bebês.
“Encerramos as celebrações do Agosto Dourado com este simpósio, um evento que nos enche de orgulho e que foi construído com muito amor ao lado do CIAM (Comitê de Incentivo ao Aleitamento Materno). Saímos com a convicção ainda mais forte de que o leite materno realmente salva vidas”, afirma Fernanda Dalle Laste, coordenadora da equipe multiprofissional do Hospital Tacchini e responsável técnica do Banco de Leite do hospital.