Sindicatos se unem em protesto
Sindicatos de Bento Gonçalves aderiram, nesta quinta-feira, 11, à mobilização nacional convocada pelas centrais de trabalhadores. No município, um pequeno grupo de pessoas se reuniu na Via del Vino, em frente à prefeitura, onde pretende ficar até as 16h, com bandeiras, cartazes e distribuindo panfletos. Entre as reivindicações apresentadas pelos manifestantes, que também caminharam pelas ruas centrais, estão a redução da jornada de trabalho para quarenta horas semanais, o fim do fator previdenciário e mais verbas para a saúde e educação.
Apesar de uma adesão não tão expressiva em quantidade, pelo menos oito categorias estão representadas no ato, incluindo setores como dos moveleiros, metalúrgicos, servidores públicos, comerciários, bancários, agricultores e trabalhadores do ramo da água e da alimentação. Alguns estudantes também participaram da manifestação. “É muito importante o que está acontecendo nas ruas, essa união que estamos vendo. Só assim conseguiremos mudar alguma coisa”, destaca Rodrigo Guimarães, coordenador em Bento do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Segundo ele, o campus local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) suspendeu as atividades durante todo o dia.
Serviços normalizados
De uma forma geral, não ocorreu paralisação significativa de serviços na cidade. Não houve registro, segundo a 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE) de suspensão das atividades nas instituições de ensino estaduais de Bento. O transporte intermunicipal, por orientação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), sofreu algumas modificações, mantendo, por exemplo, apenas o serviço de ônibus Metropolitano circulando no trecho entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
Reportagem: Jorge Bronzato Jr.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.