Sindivinho comemora 65 anos
O Sindicato da Indústria do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho RS) promoveu na última sexta-feira, dia 4, um jantar comemorativo aos seus 65 anos de atividades, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O evento reuniu mais de 150 pessoas, entre diretoria, filiados, associados, políticos da região, autoridades do segmento e membros da imprensa.
A presidente do Sindivinho, Cristiane Passarin, agradeceu a presença de todos e iniciou seu discurso lembrando a luta do sindicato pelo desenvolvimento da vitivinicultura. “Há famílias que dependem da plantação de uva para sua subsistência. O setor tem muita importância social no Rio Grande do Sul. Somos vitoriosos, com uma produção de excelente qualidade”, exalta. Ela também criticou a alta carga tributária do setor, bem como a concorrência com vinhos de fora do país e a falta de auxílio por parte dos governos estadual e federal em solucionar gargalos da área.
Três personalidades que contribuíram para o fortalecimento do setor vinícola gaúcho foram agraciadas com o Troféu Sindivinho RS. O primeiro a receber a homenagem foi Antônio Agostinho Salton, vice-presidente do Conselho de Administração da Vinícola Salton, que se emocionou ao aceitar o prêmio Destaque no Setor Vinícola Gaúcho. O empresário fez comentários sobre a falta de valorização para a área e sugeriu uma posição mais firme da governança quanto à carga tributária e proteção. O consumo nacional também deve ser estimulado. “O consumidor precisa ser instruído, para que o vinho faça parte do seu dia a dia.”
Em seguida, o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) por duas gestões, Paulo Fernandes Tigre, e o economista André Cirne Lima receberam o prêmio Destaque Especial. Em sua fala, Tigre celebra o Sindivinho como uma entidade moderna e competitiva. “O caminho para a valorização do setor foi árduo, onde o sucesso foi fruto de trabalho e teimosia”, afirmou. Ele aproveitou a oportunidade para dividir o recebimento do troféu com a Fiergs, representada no evento por seu atual presidente, Heitor José Müller.
Com seu discurso de agradecimento, Lima citou o espírito empreendedor da região, com a habilidade característica de superar divergências. “Se o Sindivinho e o setor vitivinícola chegaram aonde chegaram por conta da representação empreendedora”, disse.
Ao final do evento, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) entregou uma placa celebrando o aniversário do sindicato.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.