Sine esclarece dúvidas sobre encaminhamento de Carteiras de Trabalho
Greice Scotton
As constantes instabilidades do novo sistema 3.0 web que emite a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em todo o país vem trazendo transtornos para quem precisa emitir o documento. Nesta semana, um anúncio feito pelo Ministério do Trabalho gerou uma série de dúvidas na população.
De acordo com Alexandre Maso, coordenador da agência FGTAS/Sine de Bento Gonçalves, a partir da semana que vem o cenário deve melhorar para as pessoas que conseguiram uma vaga de emprego e precisam da carteira de trabalho e as que perderam e precisam encaminhar o seguro-desemprego. “Nos dois casos, o trabalhador deverá apresentar comprovante da situação emergencial. Quem possuir essa comprovação poderá vir a agência do Sine sem precisar fazer o agendamento. O sistema está funcionando normalmente nesta semana e o atendimento e agendamento seguem normais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h”, informa.
A documentação necessária para encaminhar a CTPS de forma manual é a mesma do sistema on-line, entretanto, com a necessidade de apresentar uma foto 3×4 impressa. “Estamos no aguardo do material para começarmos os encaminhamentos do documento manual para a próxima semana. Vale ressaltar que quem agendou horário pode ficar tranquilo e vir no dia marcado”, orienta o coordenador.
Em Bento Gonçalves, são emitidas, em média, de 190 a 200 Carteiras de Trabalho por mês, número que cai para 110 quando há oscilações no sistema.
Fotos: Greice Scotton