Sine: número de funcionários prejudica atendimento

O reduzido número de colaboradores tem prejudicado o andamento dos trabalhos desenvolvidos pela agência do Sine de Bento Gonçalves. Os cinco funcionários – três concursados e dois estagiários, que podem auxiliar em tarefas variadas, mas não atuar no atendimento – são responsáveis por encaminhamento de seguro-desemprego, confecção de carteiras de trabalho, intermediação do cadastro de artesãos e preenchimento de vagas de emprego. A expectativa é que ainda neste mês outro profissional, admitido através de concurso público, seja destinado ao órgão. 

Hoje são feitos entre 50 e 60 encaminhamentos ao mercado de trabalho por mês, número que pode duplicar com a chegada de mais um colaborador. “Essa pessoa deve ficar exclusivamente fazendo a intermediação entre o público e as empresas, já que muitas vezes não temos o retorno se a pessoa foi contratada ou não”, aponta o coordenador da agência, Eugênio Rizzardo.

Ele conta que sobram vagas em virtude de alguns pré-requisitos. Grande parte das oportunidades, principalmente os serviços insalubres, é para homens maiores de 18 anos. Na contramão da demanda de vagas, há mais mulheres à procura de emprego. “Muitos buscam empregos nos quais não seja necessário trabalhar no final de semana. Isso costuma ser mais bem aceito por quem se mudou para Bento há pouco tempo”, detalha.

Outro percalço é que diversas pessoas se cadastram para entrevistas de emprego e não comparecem nas empresas no dia agendado. Esses candidatos, segundo ele, não têm direito a um novo encaminhamento. “Também atendemos muitos moradores de Farroupilha e Caxias do Sul que não conseguem realizar os procedimentos em suas respectivas cidades, o que tem sido um problema. Com os novos servidores – cinco devem ser destinados a Caxias – acredito que as agências devem suprir a demanda de seus municípios e, com isso, conseguiremos atender melhor os cidadãos de Bento”, ressalta.

Filas extintas

Conforme noticiado na última edição do SERRANOSSA, um problema que vinha sendo registrado há anos na agência do Sine em Bento Gonçalves foi resolvido com uma medida simples. Desde a metade de março, é disponibilizado o agendamento de horário para quem precisa encaminhar o seguro-desemprego. A medida reduziu drasticamente as filas e trouxe mais segurança aos beneficiários, além de coibir práticas ilícitas como a venda de lugares no local de espera e ameaças. 

O agendamento pode ser solicitado na agência do Sine ou por telefone. “É preferível que o contato seja feito pessoalmente, pois é realizada uma pré-triagem da documentação necessária. Às vezes falta um carimbo ou alguma via que podem ser providenciados antes de encaminhar o seguro-desemprego e isso facilita o processo. Essa verificação antecipada também evita transtornos desnecessários, pois já houve casos em que a pessoa não tinha direito ao benefício e, por desconhecimento, ficou várias noites na fila e juntando documentação, em vão”, explica. 

Na hora do agendamento, é necessário informar o nome completo, o número do PIS e um telefone para contato. O encaminhamento está sendo agendado para o período da manhã, a partir das 8h – o Sine funciona também ao meio-dia. O tempo estimado para atendimento é de 20 minutos e são agendados, em média, 25 processos por dia.

Reportagem: Elisa Rossi Kemmer


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também