Site da Prefeitura de Bento Gonçalves é hackeado
Site da Prefeitura de Bento Gonçalves é invadido; página inicial exibia mensagem após ataque ainda na noite de quarta-feira

Bento Gonçalves (RS) – Usuários perceberam que o site oficial da Prefeitura de Bento Gonçalves havia sido hackeado ainda na noite de quarta-feira, 29 de julho de 2026, por volta das 23h40. Na manhã desta quinta-feira (30), a Prefeitura confirmou o ataque.
Prefeitura de Bento trabalha para restabelecer o site
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTEC) informou que a equipe de tecnologia já trabalha para solucionar o problema e restabelecer o site oficial da Prefeitura de Bento Gonçalves.
A administração municipal também orientou que os cidadãos não cliquem em nenhuma opção ou tela ao acessarem o endereço bentogoncalves.rs.gov.br. A Prefeitura informou ainda que o pagamento dos salários foi realizado normalmente entre esta quinta-feira (30) e sexta-feira (31), pois a página invadida não tem relação com o setor responsável pela folha de pagamento.
Site da Prefeitura de Bento exibia mensagem em inglês
No lugar da página inicial, os visitantes encontravam uma tela de fundo preto com um desenho em ASCII, arte formada por caracteres do teclado, e a frase “This website has been pwned by Slaxxer XD”, que pode ser traduzida como “Este site foi invadido por Slaxxer XD”. A palavra “pwned” surgiu como uma variação de “owned”, termo em inglês que significa “dominado” ou “sob controle de alguém”. No contexto hacker, a expressão indica que o invasor conseguiu assumir o controle do site.
Também aparecia a expressão “Greetz: HOK3 and HOMOSAPIENS”. “Greetz” é uma abreviação de greetings, que significa “saudações”. Nesse tipo de mensagem, funciona como um “salve” deixado pelo autor para amigos ou outros hackers.