Sitracom BG defende radioterapia pelo SUS

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) está trabalhando para que o Sistema Único de Saúde (SUS) confirme o convênio com o Hospital Tacchini, para que os trabalhadores e seus familiares que dependem do serviço tenham acesso ao tratamento de radioterapia. O equipamento já está atendendo pacientes que têm plano de saúde privado, mas as pessoas que dependem do SUS ainda precisam se deslocar a Porto Alegre ou Caxias do Sul para fazer o exame.

O Sitracom afirma que procurou esclarecimentos sobre a situação e a resposta que receberam da Secretaria Municipal de Saúde foi que a documentação já estaria tramitando junto a secretaria estadual, em Porto Alegre. O diretor de Educação do Sindicato, Ivo Vailatti, e o secretário geral da entidade, Carlos Josende, foram à Capital para tirar mais dúvidas. “A informação que nos foi passada é que os documentos foram avaliados e já tiveram parecer técnico favorável para que se firme o convênio. Este mesmo parecer já estaria na coordenação de alta e média complexidade do Ministério da Saúde”, relatou Vailatti.

Para tentar acelerar o processo do convênio com o SUS, o Sitracom BG acionou o deputado Henrique Fontana (PT). Em ofício enviado ao parlamentar, o sindicato solicita com máxima urgência que interceda junto ao ministro da Saúde para que faça a liberação. “Este serviço é de extrema importância para a comunidade. Vai evitar que as pessoas tenham que fazer grandes deslocamentos. É imperativo que o convênio com o SUS seja firmado imediatamente para o bem da classe trabalhadora, que não tem acesso ao um plano privado de saúde. Como temos o equipamento em Bento Gonçalves, cria-se uma situação desumana ao obrigar que pacientes tenham que se deslocar para outras cidades”, avaliou o presidente do sindicato, Itajiba Soares Lopes. Na última quinta-feira, dia 5, Vailatti e Itajiba levaram a situação ao conhecimento da Promotoria Pública. 

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA