“Situação em Gaza não permite dizer quando” afirma ministro sobre saída de brasileiros

Ao todo, há 34 brasileiros na Faixa de Gaza

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira, 10/11, que o Brasil continua em contato constante com as autoridades envolvidas no conflito entre Israel e Hamas, para viabilizar a saída do grupo de 34 brasileiros da Faixa de Gaza.

“A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, ou amanhã, ou quando. É uma região conflagrada, e são inúmeras as questões que dificultam a abertura,” declarou.

Nesta sexta, o grupo de brasileiros chegou a se deslocar para o posto de passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Essa é a única fronteira terrestre de Gaza que não leva a Israel.

Duas ambulâncias passaram pelo posto de controle, mas a via foi fechada sem que os estrangeiros na lista autorizada (incluindo os brasileiros e palestinos parentes de brasileiros) pudessem chegar a solo egípcio.

Com isso, o grupo teve de retornar aos alojamentos nas cidades de Khan Younis e Rafah, ambas na região sul de Gaza e próximos do ponto de controle na fronteira.