Skate, slackline e jiu-jítsu no currículo escolar

As aulas de educação física dos alunos da rede municipal de ensino contarão com novas modalidades a partir deste ano. Skate, slackline e jiu-jítsu passarão a integrar o currículo escolar como forma de diversificar a prática esportiva e de descobrir novas habilidades. “Entendemos o esporte como uma ferramenta muito importante para auxiliar o desenvolvimento das potencialidades do aluno, o que reflete positivamente também dentro da sala de aula”, destaca a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.

De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Gustavo Sperotto, antes da prática virar realidade nas escolas, os professores participarão de capacitações. Ele secretário explica que as modalidades foram escolhidas levando em conta seus benefícios e a popularidade entre os jovens.

As três modalidades foram demonstradas durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de 2014, na última terça-feira, dia 22, e animou os presentes.

Conheça as modalidades

Jiu-jítsu: é uma arte marcial japonesa que utiliza golpes de articulação para imobilizar o oponente. Basicamente usa-se o peso e a força do adversário contra ele mesma. Essa característica da luta possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. Traz ao seu praticante preparo físico completo e ajuda a desenvolvem um enorme senso de consciência corporal, o que leva à autoconfiança e disciplina interior. Também ensina valores sociais positivos como respeito, honestidade, humildade e dignidade. Atualmente mais de 300 crianças e adolescentes praticam o esporte no contraturno escolar com apoio da Prefeitura.

Skate: consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha com quatro pequenas rodas e dois eixos. Executam-se manobras de baixos a altos graus de dificuldade. O esporte é bastante elogiado por especialistas pela sua capacidade em desenvolver uma melhor consciência corporal, tônus muscular e flexibilidade. Além do uso do corpo, o skate é uma atividade que trabalha bastante a mente dos seus praticantes, melhorando a concentração, aumentando a confiança e estimulando a criatividade.

Slackline: também conhecido como corda bamba, significa “linha folgada”. Consiste em uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. Pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. Fornece um ótimo exercício físico que fortalece todos os músculos do corpo, principalmente os membros inferiores e a região abdominal. O slackline trabalha também alguns atributos psicológicos, como equilíbrio e concentração. 

As informações são da assessoria de imprensa da prefeitura de Bento Gonçalves


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.