Sofrendo com inchaço?

Ao iniciar uma dieta alimentar, muitas pessoas temem ter seu esforço comprometido com os incômodos causados pela retenção de líquidos. As causas variam, mas isso ocorre principalmente por desequilíbrios hormonais, por alterações fisiológicas em função do ciclo menstrual e pela falta de consumo de alimentos que ajudem o corpo a eliminar, pela urina, toda a água retida. O forte calor também contribui para agravamento do problema. Os alimentos que desempenham a função diurética devem ser ricos em potássio, magnésio e vitamina B6. Conheça um pouco mais sobre as frutas que podem ajudar a amenizar o inchaço.


Maçã diurética

Uma maçã por dia mantém o médico longe. Não é à toa que esse é um dos ditados mais famosos da língua inglesa. A fruta tem alto teor de potássio e vitamina B6, que a tornam um diurético natural. Segundo a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki, a maçã também reduz a acidez e a síndrome do intestino irritável. “Seu alto teor de pectina, que forma as fibras das frutas cítricas, ajuda também a acelerar o trânsito intestinal, evitando a formação de gases e diminuindo a taxa de colesterol do organismo”, explica. 

A suculenta pera

A fruta é rica em potássio, magnésio e água, que ajudam a eliminar líquidos do organismo. Por ter alta concentração de pectina, melhora o funcionamento do intestino e auxilia no controle do açúcar e do colesterol no sangue. Segundo pesquisa recente do Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro, o consumo de três peras por dia favorece a perda de peso. Isso porque, além de possuir ação diurética, a fruta é pouco calórica (100g contêm 59 calorias) e concentra grandes quantidades de fibras, melhorando o funcionamento do intestino.


O frescor da melancia

A fruta é riquíssima em água (150g dela contêm 140ml de água), potássio e magnésio. Com isso, proporciona excelente ação diurética e ajuda também na prevenção de cãimbras. A melancia ainda é fonte de licopeno, um antioxidante que age contra o câncer de próstata e de mama. 


A leveza do melão

O melão é ainda mais rico em potássio do que a melancia e também contém grandes quantidades de água, sendo outro poderoso diurético natural. Suas propriedades antioxidantes protegem o organismo dos radicais livres e evitam o envelhecimento precoce. O consumo da fruta também ajuda a proteger o coração, pois o potássio e as fibras presentes reduzem a absorção de gorduras pelo organismo. 

Vai um coco?

A água de coco natural contém potássio, magnésio e diversos outros minerais que ajudam na eliminação de líquidos no organismo. Mas seus benefícios vão além: é um repositor natural de eletrólitos, sendo muito utilizado na recuperação de atletas e praticantes de atividades físicas. Também pode auxiliar no tratamento da desidratação, principalmente em crianças e idosos, e no controle da pressão arterial. 

Morangos vitaminados

Rico em nutrientes como vitaminas A, C, E, zinco, potássio, magnésio, cálcio, ácido fólico e fibras, o morango tem outra grande vantagem: é pouco calórico e apresenta um baixo índice glicêmico. Sua cor vermelha se deve aos bioflavanoides, que têm ação antioxidante e também são responsáveis por manter o sistema circulatório eficiente, melhorando a irrigação dos tecidos e evitando o envelhecimento precoce. A fruta ajuda ainda a aumentar a resistência a infecções e na cicatrização de ferimentos. 


Os benefícios do limão

Estudos realizados na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, comprovaram a ação diurética do limão. Apesar do sabor ácido, o limão não agride o aparelho digestivo. No organismo, age como cicatrizante, expectorante, antibactericida e desintoxicante. “O suco de meio limão em um copo de água, 15 minutos antes do café, é de grande ajuda em dietas de emagrecimento”, explica a médica Tamara. A fruta contém generosas quantidades de vitamina C, potássio, manganês e fibras.

Abacaxi refrescante

Rica em fibras, que dão sensação de saciedade, a fruta melhora o trabalho intestinal e faz desaparecer o inchaço do abdômen. Também tem alto teor de potássio, manganês, magnésio e cálcio, o que o classifica como uma fruta diurética. É também fonte de vitaminas A e C, além de outros nutrientes importantes, como a bromelina, uma enzima que facilita a digestão e tem ação anti-inflamatória. E o melhor: é pouco calórico. Uma rodela de 2cm de abacaxi (100g) tem em média 50 calorias.

Fonte: ehow.com.br


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.