Soldado de Bento que morreu em acidente na Rota do Sol será velado na sede dos Bombeiros
Juliano Baigorra Ribeiro, de 38 anos, deixa esposa, duas filhas e um filho; o grave acidente se deu na Rota do Sol, em Itati, na manhã deste domingo, 26/01
O velório de Juliano Baigorra Ribeiro, de 38 anos, bombeiro de Bento Gonçalves e que faleceu em um grave acidente na Rota do Sol, será a sede do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do município.
A despedida à Baigorra inicia às 21h30 deste domingo, 26/01, na sede da 3ª Cia Especial de Bombeiros Militar, na rua Osvaldo Aranha, 359, bairro Juventude (em frente ao Instituto Federal). O sepultamento ocorrerá às 11h de segunda-feira, 27/01, no Cemitério Público Municipal de Bento Gonçalves.
O Corpo de Bombeiros divulgou uma Vakinha para ajudar a família de Baigorra. Ele deixa esposa, duas filhas e um filho:
Em nome de Camila Brasil Baigorra
Chave PIX : 030.125.090-11 (Nu Bank)
Qualquer ajuda é bem-vinda.
Vida de Baigorra
Além de suas funções operacionais, ele coordenava o projeto Bombeiro Mirim, que ensinava noções de segurança e cidadania a crianças de Bento Gonçalves.
Baigorra também atuava como um dos responsáveis pelo relacionamento com a imprensa de Bento Gonçalves e região.
Soldado Audrei
O outro soldado que morreu no acidente, Audrei Alves Camargo, de 32 anos, e que atuava há um ano no pelotão terrestre do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), em Porto Alegre, não teve divulgado os atos fúnebres.
Audrei era natural de Santa Maria e deixa a esposa e três filhos.
Velório dos ocupantes do Corolla
Rosélia Fátima Klassen, de 43 anos, dirigia o automóvel Corolla, com placas de Caxias do Sul, e morreu no local. No banco de trás estava o filho, Miguel Klassen Tomazi, de nove anos, e no do carona, o genro Gabriel Vitorino Frezza, de 22 anos. Ambos morreram.
Clara Klassen Tomazi, de 16 anos e filha de Rosélia, viajava no banco de trás do namorado, foi retirada das ferragens pelos bombeiros e encaminhada ao Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa. Ela passou por cirurgia e tem quadro estável, segundo familiares.
Rosélia e o filho Gabriel serão velados na Capela A do Memorial São José, em Caxias do Sul a partir das 7h de segunda-feira, 27/01. A cremação está marcada para ocorrer às 16h. O velório de Frezza está marcado para iniciar às 8h, na Capela Cristo Redentor, também em Caxias.
O acidente
O grave acidente ocorreu na manhã deste domingo, 26/01, na ERS-486, Rota do Sol, em Itati, antes dos túneis no sentido Serra-Litoral.
A colisão envolveu um caminhão do Corpo de Bombeiros que se deslocava para um atendimento de sinistro de trânsito na Operação Rota do Sol, e um Toyota Corolla com placas de Caxias do Sul.
Segundo o Comandante do 3° Batalhão do Grupo Rodoviário da Brigada Militar (3ºBRBM), major Diego Caetano de Souza, o caminhão do Corpo de Bombeiros teria invadido a pista contrária, por possível falha mecânica.
Lamento do governador
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou a morte dos soldados e dos civis.
“Neste momento de tanta dor, me solidarizo com familiares, amigos e colegas das vítimas, desejando força para enfrentarem estas perdas irreparáveis. Que o grande valor desses bombeiros militares, que estavam a serviço da vida, jamais seja esquecido. Desejo, ainda, pronta recuperação à pessoa que está hospitalizada”, escreveu em rede social.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) disse, em publicação, que “quando um irmão de farda tomba no cumprimento de sua missão, todos nós sentimos juntos.”
A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) emitiu uma nota lamentando o falecimento dos militares: “A ABERGS lamenta profundamente a perda dos soldados Audrei Alves Camargo, que atuava no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), e Juliano Baigorra Ribeiro, que servia no Pelotão de Bombeiro Militar de Bento Gonçalves. Ambos faleceram na manhã deste domingo (26), após um trágico acidente na Rota do Sol.”