SpaceX e NASA lançam missão para resgatar astronautas ‘presos’ no espaço
Missão Crew-9 levou apenas dois tripulantes para poder transportar os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore de volta à Terra
A SpaceX lançou a missão Crew-9 com o foguete Falcon 9 para resgatar os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, da Nasa, que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) há mais de 100 dias.
Falcon 9 decola após adiamento
A decolagem da missão Crew-9 com o foguete Falcon 9 ocorreu às 14h17 (horário de Brasília) neste sábado, 28 de setembro, na Flórida. O lançamento foi adiado devido ao furacão Helene. Inicialmente previsto para o dia 26, o lançamento foi reorganizado para garantir a segurança.
Crew-9 leva dois tripulantes e prepara resgate
Diferente de outras missões da SpaceX, a Crew-9 transporta apenas dois tripulantes: o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov. Os assentos restantes estão reservados para Williams e Wilmore, que retornarão em 2025. A decisão foi tomada após a Nasa considerar a cápsula Starliner da Boeing insegura para trazer os astronautas de volta.
Problemas com a cápsula Starliner
Os astronautas Williams e Wilmore chegaram à ISS em junho a bordo da Starliner, mas falhas técnicas, incluindo vazamentos de hélio e defeitos nos propulsores, impediram o retorno seguro. Para resgatá-los, a Nasa recorreu à Crew-9, removendo dois tripulantes previamente designados para abrir espaço aos astronautas da Boeing.
Adaptação e rotina na ISS
Enquanto aguardam o retorno, os astronautas Wilmore e Williams se adaptaram à vida na estação. Em coletiva de imprensa, Wilmore afirmou estar tranquilo com a extensão da missão, enquanto Williams destacou que, apesar da saudade da família, o espaço é seu “lugar feliz”.