Stimmme: 50 anos em defesa da família metalúrgica

Na semana em que celebra seu 50º aniversário de fundação, o Stimmme rememora alguns dos momentos mais representativos de sua história, que começou a ser escrita no dia 1º de março de 1967 e segue, diariamente, adicionando capítulos de conquistas a essa trajetória, marcada pela defesa dos direitos da família metalúrgica. O presidente Elvio de Lima relembra algumas passagens e avalia o posicionamento da entidade.

SERRANOSSA – Qual o principal legado do Stimmme em seus 50 anos de história?
Presidente Elvio de Lima
– A trajetória que o sindicato construiu até aqui é motivo de grande orgulho para todos nós, trabalhadores do segmento. Isso porque a prioridade do trabalho tem sido, desde sua fundação, beneficiar o trabalhador. Todos os esforços estão direcionados para essa finalidade e, felizmente, temos conseguido gerar resultados muito positivos no exercício de nosso papel enquanto liderança sindical ao longo dos anos. O principal legado que temos é a confiança das pessoas que acreditam no sindicato e no seu compromisso com o coletivo, trazendo ganhos reais para a categoria.

SN – Quais os desafios para os próximos anos?
Elvio de Lima –
Certamente o maior é perpetuar esse ideal de trabalho para garantir não só a continuidade e solidez da entidade, mas, sobretudo, a qualidade de vida da família metalúrgica. Motivados pela série de conquistas já alcançadas, voltamos nossa atenção para o futuro na busca constante de instrumentos capazes de ampliar a qualidade de vida. Outra frente importante é continuar mobilizando os trabalhadores para que lutem por seus direitos. Nem sempre é fácil extrair as pessoas da zona de conforto e chamá-las a exercer sua responsabilidade enquanto cidadãs. Mas é fundamental que isso ocorra em prol de uma sociedade mais justa.

SN – Como o Stimmme está fazendo isso?
Elvio de Lima –
Somos vigilantes permanentes dos direitos dos profissionais. Atualmente, por exemplo, estamos em uma força-tarefa para alertar os associados sobre as propostas prejudiciais contidas nas reformas Previdenciária e Trabalhista sugeridas pelo governo. Diversas ações de mobilização e conscientização ocorrerão nos próximos dias – inclusive com distribuição de material informativo junto às empresas do segmento – chamando a atenção para que intercedam junto aos deputados federais pela não aprovação das propostas. Cabe a nós, cidadãos, protestarmos contra essas reformas, que roubam nossos direitos.

SN – Que atividades estão previstas na agenda de comemorações dos 50 anos do Stimmme?
Elvio de Lima –
Estamos programando oito atividades especiais ao longo do ano. No dia 18 de março ocorre a primeira delas, a Festa do Dia da Mulher. Entre as atrações confirmadas estão o sorteio de uma moto 0km, de R$ 1,5 mil em prêmios diversos, apresentações teatrais e musicais. Em abril, quando se comemora o Dia do Metalúrgico, o Stimmme realiza sua tradicional Gincana. No mês de maio, o destaque da agenda é o Jantar-baile dos Trabalhadores Metalúrgicos, encontro que reúne mais de mil pessoas. O segundo semestre também tem atrações especiais: a Festa do Dia das Crianças, os  jantares de integração nas subsedes do Sindicato e, em dezembro, a grande Festa Metalúrgica, em Bento Gonçalves, com sorteio de um automóvel 0km, motocicletas e diversos prêmios.

SN – Nesses 50 anos, quais momentos marcantes podem ser destacados?
Elvio de Lima –
A trajetória do Stimmme começou a ser escrita no dia 1º de março de 1967. Hoje, a entidade congrega aproximadamente 3,5 mil associados, representando cerca de 14 mil trabalhadores alocados em 18 municípios da região nordeste do Estado. O Stimmme foi uma das entidades pioneiras na região a oferecer atendimentos médicos e odontológicos para os associados. O projeto de benefícios iniciou em 2008 e, três anos mais tarde, migrou para a atual modalidade, em que os serviços são prestados de forma gratuita. Completam a grade assistência jurídica e previdenciária, facilidades disponibilizadas na estrutura da própria Sede Administrativa. Desde 2004, o Stimmme disponibiliza a Sede Campestre, um recanto de lazer exclusivo para associados e familiares, instalado em uma área de três hectares com infraestrutura completa: piscinas, quadras de futebol-sete e vôlei, área de camping com churrasqueira, local para festas, bar, vestiário e estacionamento. Outro destaque é o Centro de Eventos Valdemiro Orso. Em breve, serão entregues um alojamento com oito apartamentos e uma cozinha industrial. No campo social, o Stimmme construiu uma sólida agenda de eventos que favorecem a integração entre os profissionais do setor desde a primeira edição da Festa Metalúrgica, em 1998. Atualmente, o calendário de eventos tem atividades fixas como a Festa do Dia da Mulher, Gincana Metalúrgica, Jantar-baile dos Trabalhadores Metalúrgicos, Dia da Criança, Festas nas Subsedes de Guaporé, Nova Bassano e Veranópolis, e Festa Metalúrgica. O Stimmme também foi pioneiro ao inaugurar o Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento. A iniciativa surgiu em 2010 e, desde então, já capacitou mais de dois mil trabalhadores. 

 

 

Foto: Raquel Konrad

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também