Subcomandante do 3º Bpat legitima ação da BM

Para o subcomandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat), capitão Rení Onírio Zdruikoski, a ação dos policiais envolvidos na abordagem a um ambulante na tarde da última sexta-feira, dia 30, foi correta. Toda a ação foi registrada pela câmera de videomonitoramento instalada na esquina das ruas Saldanha Marinho e Marechal Floriano (confira fotos). “Os procedimentos empregados na abordagem foram corretos. Inclusive isso pode ser constatado pelas imagens. O policial tentou conversar e explicar como funciona o procedimento. Algumas pessoas chegaram ao local e começaram a incitar a massa, proferir palavrões e motivar para que insurgissem contra a Brigada Militar, o que dificultou a situação”, conta o capitão. Ele ainda reitera que os policiais estavam no local a pedido dos fiscais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), para garantir a segurança dos oficiais.

Segundo ele, a ocorrência não teria tomado as proporções que tomou se o ambulante tivesse concordado em entregar as mercadorias. “A população é extremamente injusta. Quer que a polícia faça o trabalho, mas se coloca na posição de prejudicar o atendimento de uma ocorrência”, destaca.

Apreensão

Após ter sido conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), um registro foi realizado referente à apreensão da mercadoria. O ambulante, de 26 anos de idade, foi liberado. Caso ele apresente nota fiscal que comprove a procedência dos produtos que comercializava, os objetos serão devolvidos.

O laudo médico a respeito dos ferimentos no envolvidos, assinado por profissionais do Pronto Atendimento 24 horas, apontou que o ambulante possui escoriações superficiais no punho, condizentes com resistência ao ser algemado. Um dos policiais envolvidos na abordagem teve ferimento em um dos dedos da mão.

Repercussão na internet

O tumulto causado pela abordagem no centro da cidade virou assunto obrigatório nas redes sociais e dividiu opiniões dos internautas. Até a manhã de sábado, dia 1º, pelo menos dois vídeos feitos por populares haviam sido postados no site youtube (clique nos links para conferi-los). 

Vídeo “Truculência e desproporcionalidade na abordagem da PM”

Vídeo “Polícia prende vendedor de rua no centro de Bento Gonçalves”

 

Reportagem: Katiane Cardoso

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.