Super 12 de Rugby em reta final: Farrapos enfrenta Desterro neste sábado no Estádio da Montanha

As atenções desse sábado, 03/09, no rugby brasileiro estarão voltadas para a Região Sul, onde os quatro primeiros colocados do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, todos já classificados às quartas de final, duelarão de olho nas duas primeiras posições, que garantirão o mando de jogos na próxima fase.

Primeiro, o líder Farrapos, único invicto do Super 12, recebe o Desterro. O time bento-gonçalvense é o único que já está garantido no topo da tabela e quer manter a invencibilidade. Já o Desterro precisa vencer para seguir sonhando em roubar a vice-liderança do Curitiba. O histórico recente favorece o Farrapos, que venceu os últimos sete encontros oficiais. A última vitória catarinense foi em 2016, quando o Desterro, inclusive, venceu no Estádio da Montanha. Em casa, contudo, o Farrapos é uma fortaleza e não perde pelo Campeonato Brasileiro desde 2018. No primeiro turno de 2022, o Farrapos venceu em Florianópolis por 57 a 14.

O Curitiba, por sua vez, recebe o Charrua e pode assegurar a segunda colocação com uma simples vitória. É o último jogo dos paranaenses, que folgarão na rodada final. Já o Charrua necessita de todo modo da vitória para seguir com chances de chegar à vice liderança e precisará se superar, pois jamais derrotou o Curitiba em jogos pelo Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, o Curitiba derrotou o Charrua por 27 a 12 em Porto Alegre.

Super 12 – Grupo Sul

03/09 – 14h00 – Farrapos x Desterro

Árbitro: Felipe Chaves

Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS

03/09 – 15h00 – Curitiba x Charrua

Árbitro: Gabriela Pelegrini

Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR

Fonte: CBR

– 4 primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final

– Vitória = 4 pontos

– Empate = 2 pontos

– Derrota por 8 pontos ou mais de diferença = 0 pontos

– Derrota por 7 pontos ou menos de diferença = 1 ponto (ponto bônus defensivo)

– Marcar 4 tries ou mais na partida = 1 ponto a mais (ponto bônus ofensivo)