Supermercados gaúchos projetam aumento de 9,5% nas vendas de Natal e Ano-Novo

Os supermercados gaúchos projetam um crescimento de 9,5% nas vendas de Natal e Ano-Novo em 2019, na comparação com o ano passado. O otimismo é apontado em estudo encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) ao Instituto Segmento Pesquisas e revelado na última quarta-feira, dia 6, pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo. 

A pesquisa ouviu 200 consumidores maiores de 16 anos, de ambos os sexos e de todas as faixas de renda, entre os dias 4 e 13 de outubro. Pelo lado varejista, foram entrevistados 20 empresários do ramo em todo o Estado. Além das perspectivas positivas em vendas, o levantamento mostra que os preços de itens típicos de Natal e Réveillon estão em média 8,5% superiores aos praticados nas festas de 2018, e que 90% dos supermercados farão promoções especiais em dezembro.

De acordo com o presidente da Agas, a ocorrência das festas em dias de semana – neste ano, os feriados caem na quarta-feira – será um dos fatores decisivos para o crescimento nas vendas. “O calendário possibilitará que o consumidor fracione suas compras, visitando mais vezes o ponto de venda. Haverá a compra do final de semana e uma nova visita às lojas na véspera do Natal e do Ano-Novo”, antevê. 
Outro ponto positivo para a confirmação dos resultados é a decisão do governo de Estado de voltar a aceitar o pagamento do IPVA parcelado. “Os supermercados absorvem cerca de 20% do 13º salário dos consumidores, e a necessidade de pagamento do imposto à vista retiraria poder de compra dos gaúchos nesta reta final do ano”, observa o dirigente da Agas.