Supermercados são interditados por venderem alimentos afetados pelas enchentes no RS

Os produtos estavam avariados, sujos, sem rótulos ou com rótulos sem possibilidade de identificação

Supermercados são interditados por venderem alimentos afetados pelas enchentes no RS
Fotos: MPRS/Divulgação

Uma fiscalização conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Polícia Civil e Vigilância Sanitária Municipal realizada na tarde de quarta-feira, 03/07, em Guaíba, localizou em dois supermercados grande quantidade de produtos suspeitos de terem ficados submersos durante a enchente. Os produtos estavam avariados, sujos, sem rótulos ou com rótulos sem possibilidade de identificação.

Um dos locais foi totalmente interditado, e o proprietário autuado pela Vigilância Sanitária. O outro sofreu interdição cautelar porque alguns produtos que apresentavam avarias estavam expostos ao consumo. O promotor de Justiça de Guaíba Fernando Sgarbossa ressalta a importância do trabalho conjunto para flagrar esse tipo de prática. “As instituições estão trabalhando fortemente para coibir esse crime contra as relações de consumo e seguiremos realizando as fiscalizações”, afirma.

Supermercados são interditados por venderem alimentos afetados pelas enchentes no RS

Já a promotora de Justiça Karinna Orlandi destaca que “a ação foi realizada já em atuação de fiscalização diante de denúncia encaminhada à Promotoria de Justiça de Guaíba”. E alerta: “Precisamos que a população denuncie caso desconfie de que produtos atingidos pelas enchentes estejam sendo vendidos.”

O MPRS alerta os consumidores para que fiquem atentos na compra de alimentos e produtos neste período pós-enchente, pois podem apresentar riscos à saúde. Na dúvida, não compre e denuncie: precoabusivo@mprs.mp.br