Surdolimpíadas deixam débitos com diversos fornecedores da Serra Gaúcha

No dia 03/06 será realizada uma coletiva de imprensa para apresentação de resultados e esclarecimentos quanto à falta de pagamento. Conforme CEO do evento, é necessário um tempo hábil para que seja concluído o levantamento financeiro dos jogos

Foto: Divulgação/Deaflympics

Na semana passada, o SERRANOSSA foi informado, através de uma conversa de bastidores, que diversos estabelecimentos da região ainda não haviam sido pagos pelos serviços prestados durante a 24ª edição das Surdolimpíadas, realizada de 01 a 15 de maio em Caxias do Sul. Entre eles, dezenas de hotéis da Serra Gaúcha, que hospedaram delegações de diversos países. Em Bento Gonçalves, mais de dez seleções estiveram hospedadas, incluindo a delegação brasileira. O número exato de estabelecimentos que ainda não receberam o pagamento integral, entretanto, não foi repassado.

Em comunicado oficial, a organização das Surdolimpíadas informou que está marcada uma coletiva de imprensa para o dia 03/06, para apresentação dos resultados do evento e esclarecimentos acerca da falta de pagamento. “Na oportunidade, o CEO do Comitê Organizador, Richard Ewald, juntamente com Gustavo Perazzolo, prestarão os devidos esclarecimentos à comunidade sobre tudo o que foi realizado e contratado para que o evento acontecesse na cidade, inclusive, sobre a dificuldade em captar recursos e honrar compromissos financeiros com alguns fornecedores”, informou a organização.

A coletiva de imprensa será realizada no Bloco M da UCS, ao lado do Teatro. A data foi estipulada para que o setor contábil do Comitê Organizador possa concluir o levantamento financeiro de toda operação. “Até esta data, para não passarmos informações equivocadas e desatualizadas, não nos posicionaremos sobre o assunto, visto que estamos finalizando o balanço de toda operação”, comentou a organização, em nota.

Conforme a Confederação Brasileira de Desportos de Surdo (CBDS), as dívidas em questão são de responsabilidade do comitê organizador. Conforme a assessoria da CBDS, a confederação se responsabiliza apenas com alguns gastos, como transporte e alimentação. Entretanto, custos como hospedagem teriam ficado por conta do comitê organizador do evento.

As Surdolimpíadas de Caxias contaram com mais de 4 mil atletas surdos, de mais de 20 modalidades. Foram delegações de 77 países que circularam pela região durante os 15 dias de evento. O SERRANOSSA fez uma matéria especial falando sobre os legados que o evento deixou na Serra Gaúcha e em todo o Brasil.