Surto de COVID-19: Oito óbitos foram confirmados em asilo em Caxias do Sul

[Notícia atualizada às 11h45 do dia 09/12]

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), confirmou nessa terça-feira, 08/12, um surto da Covid-19 em uma casa de repouso, detectado na quarta rodada de testagens para diagnóstico da doença. De acordo com último dado divulgado pela prefeitura, no total são 50 idosos e 20 funcionários positivos, além de oito óbitos. Ao longo da terça-feira, duas mortes foram confirmadas e divulgadas pela imprensa. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, apenas uma delas teve relação com a COVID-19, por isso o total de óbitos relativo ao surto é de oito idosos. 

A SMS reuniu parte da equipe diretiva da casa asilar na tarde de terça-feira, quando ficou acordado que os 35 funcionários e dois idosos que negativaram seriam novamente testados pelo SAD nesta quarta-feira, 09/12. Também ficou agendado para esta quinta-feira, 10/12, um reforço na higienização do prédio.

Conforme o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, na segunda-feira, 07/12, a Vigilância Sanitária esteve novamente na instituição. "A equipe realizou uma nova vistoria a fim de descobrir a origem do surto, bem como orientar e solicitar adequações para conter a disseminação do vírus", afirmou.

Ainda conforme Castro, nos próximos dias, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) fará uma nova testagem para dar sequência no monitoramento dos casos.

Desde o início das testagens em casas asilares, o SAD detectou 20 surtos, sendo que 6 deles ainda estão ativos e em monitoramento. Também foram registrados 27 óbitos de idosos residentes em casas asilares por complicações em decorrência do coronavírus no município.