Susepe transfere líderes de organização criminosa para o Sistema Penitenciário Federal

Presos embarcaram no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, sob custódia da Polícia Federal

Jonathan Silva//Imprensa Susepe

Na tarde de sexta-feira, 10/02, duas lideranças de organização criminosa, com atuação em Porto Alegre, foram transferidas para presídios administrados pelo Sistema Penitenciário Federal (SPF). A ação foi realizada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), através da Divisão de Segurança e Escolta (DSE).

Os agentes da unidade operacional escoltaram os detentos da Penitenciária Estadual de Porto Alegre (Pepoa) e do Complexo Penitenciário de Canoas (Pecan), até o aeroporto Salgado Filho, na Capital, onde embarcaram sob a custódia da Polícia Federal.

A transferência de presos com este perfil é mais uma ação do RS Seguro, programa implementado pelo Governo do Estado, com o objetivo de reduzir a criminalidade, por meio da integração entre órgãos estaduais de segurança pública, Poder Judiciário e Ministério Público, com forças federais e municipais.

A operação contou com apoio do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) e da Divisão de Inteligência Penitenciária (Dipen), ambos da Susepe, além do Instituto Geral de Perícias (IGP) e da Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto de Porto Alegre.