Susepe transfere apenados apontados como mandantes de homicídios na Capital
Foi feita negociação com o Judiciário para as autorizações para a transferência e o isolamento telefônico dos apenados envolvidos

Nesta quinta-feira, 24/03, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio do Grupo de Ações Especiais (GAES), realizou a remoção de duas lideranças apontadas como mandantes de homicídios na Grande Porto Alegre, nas últimas semanas.
Após o recebimento dos relatórios da inteligência da Polícia Civil, à Susepe coube a negociação com o Judiciário para as autorizações para a transferência e o isolamento telefônico dos apenados envolvidos, além da operação em si, sob sigilo, e que envolveu um intenso trabalho de logística.
O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), Mauro Hauschild, afirmou que “a intervenção é o resultado do esforço de todas as forças de segurança do RS Seguro, que, em reunião no início do mês, programaram a ação. Assim, cumprimos nosso papel de oferecer à sociedade gaúcha mais segurança”.
Já o superintendente dos Serviços Penitenciários, José Giovani Rodrigues de Souza, disse que “o sucesso da operação demonstra a importância da articulação entre os atores que integram a segurança pública. A Susepe sempre mantém contato com o setor de inteligência de outros órgãos da segurança para o planejamento das ações conjuntas no sistema prisional gaúcho”.
Segundo o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) da Susepe, Vagner Cogo, “essa união de forças é de grande importância para coibir a ação das organizações criminosas dentro do sistema prisional e acaba por causar enorme reflexo nas disputas por territórios nas localidades onde esses criminosos agem”.