Suspeito de liderar facção do Vale do Sinos é capturado no Ceará

O criminoso estava morando em um bairro nobre de Fortaleza, segundo a polícia

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um integrante de uma facção criminosa gaúcha que estava foragido foi capturado fora do Rio Grande do Sul. Integrantes da 2ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e da Polícia Civil do Ceará localizaram, na semana passada, em Fortaleza, um suspeito de ser líder de uma organização criminosa que tem base no Vale dos Sinos.

O suspeito tem 34 anos de condenação e mandado de prisão desde julho de 2021 pela Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo.

Segundo a polícia, ele vivia em um bairro nobre de Fortaleza. A prisão, no entanto, ocorreu em um shopping da cidade, no momento em que ele ia pegar seu carro no estacionamento do local.

O titular da 2ª Delegacia, delegado Rafael Liedtke, e o diretor do Denarc, delegado Carlos Wendt, foram pessoalmente ao Ceará no domingo, 03/09, para buscar o suspeito. Posteriormente, o criminoso foi conduzido de avião até Porto Alegre no final da noite de segunda-feira, 04/09, e chegou no início da madrugada desta terça-feira, 05/09, ao Estado.

As investigações comprovaram envolvimento em lavagem de dinheiro com venda de drogas que movimentava, por mês, R$ 12 milhões. Além disso, também há indícios de que a organização criminosa estaria tentando se instalar definitivamente no Rio Grande do Sul.

Segundo a polícia, o suspeito tem passagens por organização criminosa, lavagem de dinheiro, tentativa de homicídio, latrocínio, duas vezes por tráfico de drogas, roubo a estabelecimento comercial, roubo de carga, roubo de veículo, roubo à residência, estelionato, falsificação de documento público, porte ilegal de arma de fogo, adulteração de sinal identificador de veículo, associação criminosa, uso de documento falso, receptação de carro roubado e lesão corporal.