Suspeitos de prometer internet em nome de Elon Musk durante enchentes no RS são presos
Conforme a investigação, os golpistas se valeram do período de enchentes para disseminar falsos anúncios na internet
Três suspeitos de integrar um esquema que prometia antenas de internet via satélite gratuita da empresa norte-americana Starlink, do bilionário Elon Musk, foram presos pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 03/07, em Minas Gerais e São Paulo. Conforme a investigação, os golpistas se valeram do período de enchentes para disseminar falsos anúncios na internet.
Em maio, Elon Musk, de fato, enviou 1 mil terminais de conexão ao governo do Rio Grande do Sul. A iniciativa buscou auxiliar no restabelecimento da comunicação em unidades de saúde, escolas e serviços públicos. “Os criminosos se aproveitaram do momento de calamidade vivenciado no estado como um atrativo. Isto porque a empresa de Musk de fato realizou doações de equipamentos para o estado com o objetivo de auxiliar na comunicação das equipes de segurança e salvamento durante a enchente”, diz o delegado João Vitor Herédia, da Polícia Civil do RS.
Após o preenchimento de dados pessoais, os usuários interessados eram redirecionados para uma nova página fake. Neste endereço eletrônico, era divulgado um QR Code que permitiria o pagamento do suposto frete via PIX. O valor transferido acabava indo para contas operadas pelos golpistas e a entrega não era realizada.
“Esse tipo de comportamento oportunista é comum em momentos de crise, quando a população está mais suscetível a fraudes e golpes devido ao estado de emergência e à necessidade urgente de auxílio”, afirma o delegado.
Conforme a Polícia Civil, todas as páginas foram retiradas do ar e as contas vinculadas aos CPFs e CNPJs dos investigados foram bloqueadas. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
Fonte: g1 RS