Suspensão de visitas nos presídios do RS é prorrogada até 6 de maio

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) promoveram na sexta-feira, 17/04, uma nova atualização da Nota Técnica nº 1/2020. Com isso, a suspensão das visitas presenciais nos presídios do Rio Grande do Sul foi prorrogada por 15 dias – a contar do prazo anterior (21/04) – permanecendo até o dia 6 de maio. De acordo com a Susepe, o prazo poderá ser novamente prorrogado, dependendo da evolução da pandemia do novo Coronavírus no estado. 

As visitas presenciais no sistema prisional gaúcho foram suspensas no dia 23/03, como forma de prevenção à disseminação do Coronavírus. O prazo inicial era de 15 dias, mas foi prorrogado em 2 de abril para mais 15, que se esgotariam na próxima terça-feira, 21. 

Tele visitas 

Na última segunda-feira, 13/04, foi instituída a modalidade de tele visita, como forma de minimizar os impactos do distanciamento ocasionado pela suspensão das visitas presenciais. O sistema já funciona em pelo menos três casas prisionais do Rio Grande do Sul (Penitenciária Estadual do Jacuí, Penitenciária Estadual de Canoas e Penitenciária Estadual de Porto Alegre).

De acordo com a assessoria da Susepe, o modelo virtual de visitas também deverá ser implantado no Presídio Estadual de Bento Gonçalves, mas ainda não prazos para o início do serviço.


 

Foto: Divulgação/Susepe