Sustentabilidade, autonomia financeira e qualidade de vida aos alunos. Conheça a nova APAE

Um verdadeiro marco na educação especial em Bento Gonçalves foi concretizado na manhã desta quinta-feira, 06/05, com a inauguração da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A estrutura que estava há mais de 50 anos localizada na avenida Planalto agora conta com um espaço de 2,5 mil m² construídos, em uma área de 20 mil m², baseada nos pilares de sustentabilidade, autonomia financeira e qualidade de vida aos alunos excepcionais. O espaço está localizado na rua Domênico Marini, 562, bairro Imigrante.


Foto: Eduarda Bucco/SERRANOSSA
 

“Foi um desafio muito interessante. Estudamos a antiga estrutura da APAE e vimos que ela apresentava diversos problemas, como de acessibilidade. Quando surgiu essa área, aproveitamos para construir um espaço que fosse aberto à natureza, que explorasse a ventilação cruzada, a iluminação natural e vários conceitos de sustentabilidade”, comentou o arquiteto do projeto, Fernando Pasquali, durante a cerimônica de inauguração.

A nova sede da APAE foi idealizada por meio de uma permuta entre a entidade e a Forma Espaços Imobiliários. Para tanto, a empresa cedeu a área e arcou com a construção da estrutura, em troca do terreno da antiga sede, na avenida Planalto. “Nós somos parceiros da APAE, por meio de doações, há mais de 20 anos, e constatamos a necessidade de reinvenção da escola. A estrutura era velha e ultrapassada e isso nos motivou a estruturar o futuro da APAE, por meio de um projeto que não somente daria condições para práticas como hidroterapia e equoterapia, mas que também fosse um espaço harmônico, onde pudesse haver interação entre escola, crianças e famílias. Visamos tornar a escola um modelo para todo país, incentivando empresariado, escola e Poder Público a cooperarem juntos, inspirados nessa de Bento”, declarou o sócio-diretor da Forma, Francisco Alexandre Faggion Filho. 


Foto: Eduarda Bucco/SERRANOSSA
 

A estrutura conta com salas de aula e consultórios de fisioterapia, psicologia e assistência social, com sala de informática, artes, sensorial e dança, além de padaria, piscina e espaço para equoterapia. O edifício de apenas um piso, para facilitar a acessibilidade, ainda tem sistema de captação da água da chuva, isolamento térmico e acústico, ar condicionado em todos os ambientes, monitoramento por câmeras e internet via Bluetooth e painéis fotovoltaicos, a fim de reduzir consideravelmente os custos mensais com energia elétrica. 


Foto: Eduarda Bucco/SERRANOSSA
 

Para o presidente Paulo Ranzi, que atua na diretoria da associação há 15 anos, a parceria trouxe inúmeros benefícios para todos os envolvidos. “Em 2016 a diretoria fez a negociação da permuta das áreas porque a crise financeira estava grande. Mesmo com a doação da comunidade, as atividades estavam se tornando insustentáveis”, recorda. 

A APAE de Bento completará 55 anos neste ano – uma história marcada por grandes feitos, parcerias e amor ao ensino especial. Conforme o presidente, atualmente são 63 alunos matriculados na escola regular, além de, aproximadamente, 180 pessoas atendidas mensalmente no centro clínico e cerca de 25 usuários no serviço de convivência.  “Aqui, estamos com olhar no amanhã e a certeza de um brilhante futuro”, disse Ranzi durante seu discurso na cerimônia de inauguração.


Foto: Vagão Filmes
 

No momento as aulas seguem suspensas devido à pandemia, mas a previsão é que, nas próximas semanas, os estudantes possam voltar gradativamente para se adequar à nova estrutura. 

Saiba mais sobre a nova sede clicando aqui.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também