Tacchini cria espaço exclusivo para crianças no Pronto Socorro
A equipe multiprofissional que compõe o novo espaço é formada por um médico pediatra exclusivo, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos hospitalares
O Hospital Tacchini inaugurou, na última semana, o Ambulatório Pediátrico. Localizado dentro do Pronto Socorro, o espaço é especializado no atendimento completo e diferenciado às crianças.
A equipe multiprofissional que compõe o novo espaço é formada por um médico pediatra exclusivo, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos hospitalares, bem como outros profissionais que realizam o suporte para o atendimento completo.
A estrutura também foi completamente adaptada para receber os pequenos. A sala de espera agora conta com uma Brinquedoteca. O espaço foi pensado para melhorar o conforto das crianças em um momento que pode ser estressante para todos os envolvidos. No local, a criança tem acesso a diversos brinquedos, incluindo um carrinho elétrico.
Uma mesa repleta de lápis de diversas cores e desenhos para colorir também permite que os pequenos exerçam sua criatividade livremente. O resultado das obras realizadas durante a estadia das crianças são expostos nas paredes da própria brinquedoteca.
“O processo de internação infantil pode gerar ansiedade, angústia e tensões, tanto na criança hospitalizada, quanto em seus familiares. O ato de brincar no ambiente hospitalar é considerado um método terapêutico que possibilita à criança expressar seus sentimentos e emoções, permitindo momentos de tranquilidade, descontração, descanso, além de aumentar o sentimento de segurança”, descreve Mara Andressa Vianna, coordenadora do Pronto Socorro do Tacchini.
Esquadrão da Coragem Tacchini
A decoração do Ambulatório Pediátrico também inclui a presença de três super-heróis exclusivos. Os personagens, que fazem parte do Esquadrão da Coragem Tacchini, foram criados para facilitar o processo de identificação das crianças, além de tornar o ambiente ainda mais lúdico.
Ainda sem nomes, os personagens serão batizados a partir de uma campanha realizada pelo hospital junto aos pacientes nas próximas semanas.