Tacchini é o primeiro hospital do interior na Região Sul a utilizar dispensários eletrônicos

Nas últimas semanas, o Hospital Tacchini colocou em funcionamento na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) mais uma inovação tecnológica ligada à melhora na qualidade do atendimento aos pacientes. Os dois dispensários eletrônicos de medicamentos são os primeiros equipamentos neste modelo instalados em hospitais do interior em toda Região Sul do país.

A nova tecnologia armazena os medicamentos e os materiais médicos, que são acessados exclusivamente por colaboradores autorizados e previamente cadastrados com o uso de leitor de impressões digitais. Dessa forma, os dispensários eletrônicos oferecem total segurança e agilizam a manipulação e a administração dos medicamentos.

“O investimento em tecnologia de segurança e disponibilidade de medicamentos nas áreas de cuidado nos ajuda a cumprir uma das principais premissas da instituição, que é garantir que o foco da assistência seja o cuidado centrado no paciente”, descreve a Dra. Suhélen Caon, coordenadora corporativa de farmácia interna do Tacchini.

Os equipamentos possuem um sistema que permite a abertura somente do compartimento onde encontra-se o remédio prescrito pelo médico e ainda são equipados com um leitor de código de barras, que garante que o medicamento retirado é o mesmo prescrito para cada paciente em cada um dos horários, criando mais uma barreira de segurança para possíveis erros.

 


Foto: Alexandre Brusa

 

Os dois equipamentos são abastecidos pela Central de abastecimento farmacêutico do hospital diariamente, facilitando o controle de estoque. Dessa forma, os profissionais que trabalham na UTI não têm necessidade de buscar o medicamento prescrito pelo médico em outro setor, agilizando os processos e aumentando o tempo disponível para o atendimento dos pacientes.

Os dispensários ainda permitem a emissão de relatórios de consumo, de usuários e de profissionais habilitados nos diferentes níveis de acesso. Ou seja, seu uso propicia a otimização do tempo de administração dos medicamentos, por facilitar o acesso pela equipe de profissionais, além de reduzir custos e erros relacionados à dispensação.