Tacchini e prefeitura realizam 1º Dia D de doação de sangue em 2023

Ação está marcada para ocorrer no dia 18/04, na Unidade Zona Sul, ao lado da UPA 24h, no bairro Botafogo

Foto: Davidyson Damasceno/Agência Brasil

No dia 18/04, o Hospital Tacchini e a Prefeitura de Bento Gonçalves realizam a primeira edição de 2023 da Campanha de Doação de Sangue na cidade. O Dia D acontece a partir das 8h30, na Unidade Zona Sul, ao lado da UPA 24h, no bairro Botafogo.

Para participar, é necessário realizar um cadastro prévio no Hospital Tacchini, pelo telefone 3455-4333, ramal 1248. Esta edição tem um diferencial: em vez disponibilizar 80 vagas, desta vez serão oferecidas 100 vagas.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Números de 2022

  • Vinícola Garibaldi

Em 2022, Bento Gonçalves garantiu, ao todo, 549 doações de sangue ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). O número é a soma dos doadores encaminhados pelo Hospital Tacchini e as coletas realizadas nas quatro edições do Dia D realizadas durante o ano. A intenção é superar a marca em 2023.

“Desde que iniciamos as campanhas do Dia D, em 2021, a resposta dos bento-gonçalvenses tem sido excelente. Temos certeza de que o espírito de solidariedade da nossa comunidade vai ser renovado para as edições deste ano”, descreve a enfermeira líder do Centro Transfusional do Hospital Tacchini, Ana Paula Lemos.

O secretário de saúde Gilberto Júnior comemora a realização da ação. “É a primeira ação de 2023 para auxiliar a salvar vidas. Queremos incentivar a doação e ressaltar a importância desse ato para comunidade”.

No dia da doação a Unidade de Saúde Zona Sul estará fechada para atendimento. Para poder doar, é necessário levar um documento com foto e atender os pré-requisitos, como:

•           Estar bem de saúde

•           Pesar mais de 50 kg

•           Dormir, no mínimo, 6h na noite anterior à doação

•           Não estar de jejum e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h

•           Não ingerir bebida alcoólica nas 12h antes à doação

•           Não fumar por 2h antes à doação

•           Ter idade entre 18 e 69 anos

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também