Tacchini emite nota de esclarecimento sobre valores investidos no ambulatório de campanha

O Hospital Tacchini emitiu uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira, 02/11, em relação a notícias compartilhadas em redes sociais. Conforme a nota, as informações dão a entender que o hospital havia solicitado, junto à prefeitura, o valor de R$ 732 mil para o “aluguel das tendas” por quatro meses.

Confira a nota:

"Nos últimos dias, informações completamente inverídicas têm sido repassada pelas redes sociais envolvendo as tendas Fast Track instaladas em frente ao Pronto Socorro do Hospital Tacchini e que seguem sendo utilizadas para separar o fluxo de pacientes que apresentam sintomas respiratórios dos demais.

A publicação sem assinatura (característica marcante das Fake News para evitar o rastreio da origem das postagens) dá a entender que o Hospital Tacchini solicitou junto à prefeitura de Bento Gonçalves o valor de R$ 732 mil para o “aluguel das tendas” por quatro meses, incluindo apenas a estrutura metálica e sua cobertura plástica.

Sobre isso, o Hospital Tacchini informa que:

1. O valor referido no ofício nº 60, de 8 de maio de 2020, corresponde ao custeio de todo o serviço realizado pelo modelo de atendimento conhecido mundialmente como “Fast Track”, inclui:
– o trabalho de toda equipe multiprofissional (colaboradores administrativos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, higienização, entre outros) durante 24 horas por dia, sete dias por semana;
– os Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) utilizados pelas equipes dentro da estrutura;
medicamentos fornecidos aos pacientes dentro da estrutura;
– equipamentos utilizados para o atendimento da população dentro da estrutura;
 – aluguel da estrutura física;
– demais despesas agregadas.
 
2. Todos os documentos utilizados para realizar essa denúncia inverídica são públicos e estão disponíveis em todos os portais de transparência dos envolvidos desde que a parceria foi firmada, há 6 meses.

3. A forma com que o hospital sempre trata a gestão do dinheiro público segue sendo a mesma durante os 96 anos de história: com máxima transparência, zelo e seriedade. É dessa forma que conquistamos o respeito de todas as gestões municipais, estaduais e federais, independentemente das coligações ou partidos políticos relacionados.

4. O Tacchini repudia a manipulação de informações para fins políticos. Não é essa a forma de fazer política que a instituição acredita ser a mais saudável para construirmos o futuro do nosso município.

Hilton Roese Mancio
Superintendente do Tacchini Sistema de Saúde"