Tacchini manifesta apoio a projeto que permite entrada de animais em hospitais

O Hospital Tacchini manifestou apoio à proposta que pretende permitir a entrada de animais de estimação em estabelecimentos de saúde para visitas a pacietnes internados. O Projeto de Lei Ordinária nº 30/2018, de autoria do vereador Gustavo Sperotto (DEM), já encerrou tramitação nas comissões da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, com pareceres favoráveis. A previsão é que ele seja deliberado e votado, em plenário, na primeira quinzena de maio.  

Em carta, o superintendente-executivo do Tacchini, Hilton Roese Mancio,  e a diretora-técnica da instituição, Roberta Pozza, confirmaram aprovação à iniciativa. Alguns pontos importantes destacados – já constantes no texto do projeto – dizem respeito à necessidade de que a visita seja solicitada pelo médico do paciente e que o local do encontro seja definido pelo hospital. Além disso, o regramento das condições para a efetivação da proposta será definido e acompanhado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar/Gerenciamento de Riscos. 

No documento, o hospital informou ainda que no ano passado, durante a Semana de Enfermagem, o Grupo de Humanização e voluntários do projeto comunitário "Ações para o Bem", realizaram uma ação chamada "Animal no Hospital", permitindo que pacientes internados na Unidade Psiquiátrica interagissem com os visitantes e seus cachorros. No dia anterior, eles confeccionaram chaveiros em formato de pets e biscoitos que foram doados aos animais. 

Com o objetivo de conhecer a Terapia Assistida por Animais (TAA), realizada no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, para utilizá-lo como um dos modelos na implantação de iniciativa, Sperotto conta que recentemente visitou o local. “Fizemos essa visita por sugestão do próprio Tacchini, e ficamos impressionados com os relatos de pacientes que obtiveram melhorias significativas após visita dos seus animais. As experiências já realizadas mostram que a presença dos pets pode trazer melhorias de saúde e qualidade de vida, como redução na pressão sanguínea e nos batimentos cardíacos, até a sensação de felicidade e relaxamento”, ressalta.