Tacchini retoma curso de cuidadores de idosos
Até o final de novembro, está em andamento o curso de Cuidadores de Idosos do Hospital Tacchini. A qualificação é oferecida gratuitamente nas dependências do hospital, numa promoção dos Setores de Treinamento e Desenvolvimento e de Medicina Preventiva.
Este curso já foi oferecido anos atrás e agora foi retomado, indo ao encontro dos propósitos da instituição, que procura oferecer à comunidade alternativas em saúde, principalmente na área da prevenção. Conforme a Psicóloga Andressa Vaccaro, que atua no setor de Treinamento e Desenvolvimento, a retomada deste trabalho superou as expectativas. “Assim que divulgamos essa ação, várias pessoas nos procuraram e hoje estão recebendo a qualificação certa, prestada por profissionais capacitados para esclarecer todas as dúvidas”, avalia.
Frequentado por cuidadores informais, familiares ou não, o curso fornece a todos o conhecimento mínimo dos cuidados necessários ao idoso, que posteriormente ganhará melhor qualidade de vida com atendimento qualificado.
“Cuidar não é fazer pelo outro”
A psicóloga Andressa Vaccaro lembra que “cuidar não é fazer pelo outro, mas ajudar o outro quando ele necessita”. “É importante estimular a pessoa cuidada a conquistar sua autonomia, mesmo que seja em pequenas tarefas e isso requer paciência e tempo”, complementa, destacando que o cuidado ao idoso significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho e responsabilidade.
O treinamento oferecido pelo Tacchini visa esclarecer os pontos mais comuns do cuidado que se deve ter com os idosos, tanto no ambiente familiar, quanto em sociedade, já que o Brasil está se tornando um país com maior perspectiva de vida e a formação desses profissionais faz-se necessária para dar suporte maior a este público, cada vez mais ativo.
No curso, estão sendo abordados temas como a Importância do Cuidado dos Idosos; a Biologia do Envelhecimento; o Relacionamento Interpessoal/Papel do Cuidador; a Nutrição; a Higiene e os Exercícios para Idosos.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.